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A sustentabilidade financeira e ambiental de um projeto alternativo de escola

Author(s): Branco, Isabel Alexandra Rodrigues de Freitas

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6820

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Sustentabilidade ambiental e financeira; Modelos inovadores; Autonomia; Environmental and financial sustainability; Innovation models; Autonomy; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No Relatório Eurydice (2014) apela-se, mais do que nunca, a fazer-se mais com menos, o que expressa a urgência da racionalização dos recursos disponíveis e serve de motivação a uma reflexão sobre o caminho trilhado pela Educação em Portugal e à proposta de um novo modelo sustentável. A Finlândia e Bali são dois exemplos, de qualidade educativa, acompanhada de uma racionalização e rentabilização de recursos. Logo, é possível promover a sustentabilidade do sistema educativo, quer a nível ambiental – educando para a cidadania, quer a nível financeiro – aproveitando os recursos locais. Este estudo tem como objetivo verificar a aceitabilidade de um projeto alternativo de escola na sua vertente de sustentabilidade económica e ambiental. Trata-se de um projeto de cariz misto. Para atingir os objetivos pretendidos, inquiriram-se 208 participantes assim distribuídos: 27 alunos; 15 elementos da Gestão das Escolas; 6 Dirigentes Educativos; 112 docentes; 12 Encarregados de Educação; 15 Não Docentes e 20 elementos extra Comunidade Educativa, através de um questionário fechado, e duas entrevistas semiestruturadas à vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal e ao Sr. Secretário Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira. Conclui-se que a comunidade educativa consultada é recetiva às mudanças que se colocam à escola, mas tem receio em participar ativamente nesta nova organização, com exceção dos encarregados de educação com aprovação de 70%. Os entrevistados estão, também, muito recetivos à mudança mas ressalvam que a formação de professores e dirigentes educativos pode estar desajustada desta era marcada pela sustentabilidade do Planeta. Com base nos dados adquiridos, elaborou-se uma proposta de intervenção com diversas estratégias a implementar, nomeadamente equipas de docentes fixas e multidisciplinares; trabalho cooperativo; transversalidade do currículo (sem disciplinas) incidindo na reciclagem e preocupações ambientais; recurso a parcerias, obtenção de receitas próprias com patrocínios, candidaturas diretas a fundos comunitários e participação ativa dos encarregados de educação no projeto da escola.

Eurydice Report (2014) refers that nowadays, more than ever, one must do more with less, which underlines the need to rationalize the available resources and therefore suggests a reflection about the foundations of Education in Portugal and eventually leads to the proposal of a new and sustainable model. Finland and Bali are examples of educational excellence, based on rationalization and rentibilisation of local resources. Therefore it is possible to promote sustainability in the educational system, both environmental (education for citizenship) and financial (using local resources). This work aims to access the acceptability of an alternative school model in terms of environmental and financial sustainability. In order to fulfill the proposed goals, i) 208 participants answered verified questionnaires (27 students, 15 representatives of school management bodies, 6 educational leaders, 112 teachers, 12 parents, 15 non-teaching school workers and 20 nonmembers of the educational community) and ii) 2 semi structured interviews were conducted with the councilor of Education of the Municipality of Funchal and the Regional Secretary for Education of the Autonomous Region of Madeira. It was shown that the accessed educational community is receptive to the changes proposed, but is afraid in actively taking part in the new system, with the noticeable exception of parents (70% approval). The participants are open to changes, but show concerns about the bias between the traditional training of teachers and educational managers and this era marked by issues related to the sustainability of the planet. Based on the data, an intervention proposal was developed with several strategies: fixed and multidisciplinary groups of teachers; cooperative work; transversal curriculum (without subjects) focusing on recycling and environmental concerns; promotion of partnerships, obtaining extra revenues via sponsorships, rental of rooms and equipment; providing training to the community; exploitation and sale of agricultural products/ handicrafts; applying to EC funds and parents active participation in the school project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Fátima
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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