Author(s):
Nascimento, Thiago Malta Leite
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6856
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Busines Model Canvas; Modelo de Negócio; Modelo de Gestão; Busines Model Canvas; Business Model; Management Model; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Esta investigação apresenta a utilização do Business Model Canvas na Profissionaliza-ção da Gestão Educacional, um Modelo Aplicado em uma Instituição de Ensino Superi-or Privada. A Rede Doctum utilizando–se do BMC como vantagem competitiva, pro-movendo o aumento da qualidade dos serviços educacionais e intervindo na concorrên-cia dos mercados de MG e ES. Como objetivo central tem o Canvas apresentado e de-monstrado enquanto ferramenta de profissionalização na Gestão Educacional nas IES, como forma de qualificar os serviços e aumentar a Competitividade. O presente estudo apresenta os modelos de Gestão Educacional, sendo Gestão Democrática, Autocrático e Formal. Também são apresentados o Plano de Negócio confrontado com o Modelo de Negócio exemplo do Canvas. A Metodologia fala das ferramentas: Observação, Entre-vista e Documentação utilizadas para verificação da discussão e resultados. A inferência na Análise de Conteúdo resultou em interpretações e proposições apresentando uma análise descritiva e interpretação dos resultados. Concluindo com o resultado da utiliza-ção do BMC em uma IES apresentado em forma de Indicadores de Qualidade, os índi-ces demonstram uma aceitação do Modelo de Negócio na rede de Ensino Doctum, con-firmando assim a utilização do BMC para aferir qualidade de serviços prestados aos Alunos/Clientes.
This research presents the use of the Business Model Canvas in the Professionalization of Educational Management, an Applied Model in a Private Higher Education Instituti-on. The Doctum Network utilizing BMC as a competitive advantage, promoting the increase of the quality of educational services and intervening in the competition of the MG and ES markets. As a central objective, Canvas has been presented and demonstra-ted as a professionalization tool in Educational Management at EIS, as a means of quali-fying services and increasing competitiveness. The present study presents the models of Educational Management, being Democratic, Autocratic and Formal Management. Also presented is the Business Plan faced with the Sample Business Model of the Canvas. The Methodology speaks of the tools: Observation, Interview and Documentation used to verify the discussion and results. The inference in Content analysis resulted in inter-pretations and propositions presenting a descriptive analysis and interpretation of the results. Concluding with the use of BMC in an EIS presented in the form of Quality Indicators, the indices demonstrate an acceptance of the Business Model in the Tea-ching Doctum network, thus confirming the use of BMC to measure the quality of ser-vices provided to the Students / Customers.