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Políticas públicas para a inclusão: estudo avaliativo de conformidade das orientações com a prática da inclusão nas escolas municipais de Betim

Author(s): Prado, Sandra Nunes Aníbal

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6865

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Professores; Atitudes; Inclusion; Special Educational Needs; Teachers; Attitudes; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O trabalho em educação é consumado mediante o atendimento ao seu objetivo de ensino adaptado à realidade e necessidades de formação individual dos alunos como sujeitos que apresentam sua própria condição para aprender e estão inseridos em um meio social e cultural de que irão se valer para definir seu pertencimento e autonomia enquanto cidadãos munidos de direitos e responsabilidades. A proposta de Inclusão dos alunos com NEE traz desafios para a educação e o presente estudo procurou analisar o caminho percorrido no Brasil para a transformação da educação em atendimento à proposta de inclusão dos alunos com NEE nas escolas regulares e a percepção dos professores acerca das particularidades e adaptações do trabalho para dar resposta ao princípio fundamental da escola inclusiva proposto na Declaração de Salamanca de que “Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.” A pesquisa realizada contou com a participação de 191 professores do ensino fundamental, dentre estes 179 são docentes de turmas regulares e 12 do Atendimento Educacional Especializado. Foi possível perceber que a trajetória da Inclusão escolar no Brasil está bem fundamentada pela legislação e formatação de políticas públicas para inclusão de todos os alunos, o que se desenha a partir das propostas é um novo olhar dos gestores e professores em que se delineia uma mudança de paradigmas e segundo o retorno dado pelos professores na pesquisa é referendada pela maioria destes a legitimidade da inclusão e o quanto é benéfica para a educação que valoriza a todos indiscriminadamente. Na condição de fatores que dificultam e ao mesmo tempo ações imprescindíveis para a qualificação do trabalho de inclusão de todos os alunos foram identificadas: a necessidade de formação para os docentes, mais apoio técnico especializado, necessidade de parceria entre professores de AEE e professores do ensino regular e a valorização do apoio/acompanhamento da família dos alunos com NEE. Concluiu-se que os professores relatam atitudes positivas face a inclusão e conforme necessidade apontada por eles, recomendamos que seja formatado pelos gestores da educação um investimento em formação sobre o tema Inclusão e Atendimento Educacional Especializado para os professores e orientação do trabalho em rede contando com apoio técnico especializado e recursos pedagógicos e de acessibilidade.

The work in education is consummated by attending to its objective of education adapted to the reality and the individual training needs of the students as subjects that present their own condition to learn and are inserted in a social and cultural environment that will be used to define their belonging and autonomy as citizens with rights and responsibilities. The proposal of Inclusion of students with SEN(Special Educational Needs) presents challenges for education and the present study sought to analyze the path traveled in Brazil for the transformation of education in response to the proposal of inclusion of students with SEN in regular schools and the teachers' perception about the particularities and adaptations of the work to respond to the fundamental principle of inclusive school proposed in the Declaration of Salamanca that "All children should learn together, whenever possible, regardless of any difficulties or differences they may have." participation of 191 elementary school teachers, of which 179 are regular class teachers and 12 of the Specialized Educational Assistance. It was possible to perceive that the trajectory of School Inclusion in Brazil is well founded by the legislation and formatting of public policies to include all the students, what is drawn from the proposals is a new look of the managers and teachers in which a change is delineated of paradigms and according to the feedback given by teachers in research is endorsed by most of these the legitimacy of inclusion and how much is beneficial to education that values everyone indiscriminately. As factors that hinder and at the same time essential actions to qualify the inclusion work of all students were identified: the need for teacher training, more specialized technical support, the need for a partnership between ESA (Specialized Educational Attendance) teachers and teachers and support of the family of students with SEN. It was concluded that teachers report positive attitudes towards inclusion and according to the need pointed out by them, we recommend formatting by the education managers an investment in training on the topic Inclusion and Specialized Educational Attendance for teachers and orientation of networking with specialized technical support and pedagogical and accessibility resources.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ventura, Tereza
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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