Document details

Da mudança nos hábitos de consumo ai price value trade-off

Author(s): Simpson, Dheny Menezes

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6881

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comportamento de consumo; Recessão; Preço; Valor; Trade-off; Consumer behavior; Recession; Price; Value; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Ao analisar os fatores de influência no processo de decisão de compra dos consumidores, nota-se que além dos fatores sociais e culturais, os fatores econômicos apresentam-se como principais influenciadores do comportamento, padrão e estilo de consumo expressado pelos consumidores. A proposta de investigação desta pesquisa de abordagem quantitativa é observar a relação entre um cenário econômico de recessão e a resposta comportamental dos indivíduos nas suas relações de consumo. Como objetivos investigativos, o presente estudo propôs-se a: 1) analisar os efeitos da crise econômica sobre o padrão e perfil de consumo dos consumidores; 2) identificar as áreas de consumo mais afetadas pela diminuição do comportamento de consumo dos consumidores na crise e 3) comprovar a ocorrência de Trade-off entre preço e valor no processo decisório de compra dos consumidores no cenário de crise econômica. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário constituído de 23 perguntas fechadas pelo qual se permitiu validar as hipóteses de que um panorama econômico de crise promove interferência direta sobre o mercado de consumo a partir das mudanças no padrão e comportamento de consumo dos indivíduos, tendenciados a adotar uma atitude de consumo mais consciente e cautelosa, priorizando as ofertas de preço mais atrativas, abrindo mão do valor e todos os benefícios agregados sobre o custo do produto em sua decisão de compra.

By analyzing the influence factors in consumers’ purchase-decision process, it’s noted that besides the social and cultural factors, economic factors are key influencers of behavior pattern and style of consumption expressed by consumers. The proposal of investigation of this research in a quantitative approach is to observe the relation of cause and effect between a recessionary economic scenario and the behavioral response of individuals in their consuming relations. As Investigative goals, the present study proposed to: 1) analyze along consumers the effects of economic recession scenario over income, standard and consuming profile. 2) identify the most impacted areas by the reduction in purchasing behavior of goods and services by the consumer while in crisis.3) prove the occurrence of the trade-off between price and value in the decisionmaking process of consumers’ purchase in scenarios of economic crisis. The instrument used in gathering data was a questionnaire consisting of 23 close-ended questions, which allowed validating the hypotheses that a panorama of economic crisis promotes direct interference on the consuming market from the changes in the pattern and behavior of consumption from individuals, tending to adopt a more conscious and cautious attitude of consumption, prioritizing the most attractive price offerings, giving up on the value and all aggregated benefits on the cost of the product in their purchasing decision.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramos, Paulo
Contributor(s) Simpson, Dheny Menezes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents