Document details

O coaching e a ressignificação do “ser docente” na educação infantil

Author(s): Sales, Zuleika Feuser

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6888

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Coaching educacional; Educação infantil; Ressignificação do ser docente; Formação continuada; Educational coaching; Child education; Resignation of the teaching being; Continuing education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O objetivo geral deste trabalho de investigação foi analisar o papel do coaching no processo de ressignificação das competências e habilidades no cotidiano do professor da Educação Infantil. Nesse sentido, queríamos analisar se os professores possuíam conhecimento a respeito do coaching e como se pode aplicá-lo no contexto da educação; identificar o nível de satisfação pessoal e profissional do professor, antes e após a sua participação em um workshop sobre coaching e identificar as principais contribuições e benefícios do coaching para a vida pessoal e profissional do professor. Para o alcance desses objetivos, contou-se com a participação de 14 professores da Educação Infantil de um Colégio particular, que foram questionados antes e após a sua participação num workshop sobre o coaching no processo educacional. Um questionário foi aplicado antes do workshop e o outro, após o programa de coaching. Os resultados encontrados mostram que os professores, anteriormente, não conheciam o coaching e a sua aplicação no contexto educacional, contudo, após o treinamento e a aplicação do segundo questionário, foi possível verificar que os professores apontaram a importância do coaching tanto na vida pessoal quanto na vida profissional do docente. Com a participação no workshop, os professores demonstraram mais habilidades e planeamentos para a rotina da educação e de sua vida pessoal.

The general objective of this research was to analyze the role of coaching in the process of re-signification of skills and abilities in the daily life of the teacher of Early Childhood Education. In this sense, we wanted to analyze whether teachers had knowledge about coaching and how to apply it in the context of education; to identify the level of personal and professional satisfaction of the teacher, before and after his participation in a workshop on coaching and to identify the main contributions and benefits of coaching for the personal and professional life of the teacher. In order to reach these objectives, there were 14 preschool teachers from a private college who were questioned before and after their participation in a workshop on coaching in the educational process. One questionnaire was applied before the workshop and the other after the coaching program. The results show that teachers previously did not know coaching and its application in the educational context, however, after the training and the application of the second questionnaire, it was possible to verify that the teachers pointed out the importance of coaching both in personal life and in the professional life of the teacher. With the participation in the workshop, teachers demonstrated more skills and planning for the routine of education and their personal life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pimentão, Cristina
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents