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A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolar

Author(s): Nascimento, Marinalva Lisboa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6893

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Gestão escolar; Educação inclusiva; Liderança; Alunos especiais; School management; Inclusive education; Leadership; Special students; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Nos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos.

Today, there is a growing concern about the promotion of a more inclusive education, where all individuals can be served according to their needs. Unfortunately the school inclusion process presents many difficulties to be faced in establishing itself, and in most cases the success or failure of the effectiveness of an education focused on special students depends especially on how school management acts and leads people. The present project had as objective to demonstrate what are the difficulties in the disable people inclusion process, focused on the role of the principals and the vision of teachers, parents of students and the principals themselves in relation to the theme. In order to reach the proposed objectives, a methodology was used based on the application of questionnaires with open and closed questions to the teachers / responsible students and the principals. In all, eighteen teachers, eight parents / guardians of students and two principals participated in the research. At the end of the fieldwork, it was possible to conclude that most teachers face difficulties related to the lack of capacity to work with special students, although the principals affirm that they do everything possible so that inclusive education can be put into practice. Another of the conclusions we have drawn from the analysis of the questionnaires applied and that parents need to participate more actively in the educational life of their children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, João de
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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