Document details

Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivas

Author(s): Santos, Maria Eneida Costa dos

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6921

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Gestão Escolar; Inclusão Escolar; Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade; School Management; School inclusion; Inclusive Education Program : Right to Diversity; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Desde o surgimento do paradigma da inclusão, por meio do qual ficou claro que não é a pessoa que possui alguma limitação que tem de adaptar-se à sociedade e sim o inverso, que a sociedade, tanto nacional quanto internacional, tem tentado se organizar na tentativa de garantir o acesso à educação de todos os cidadãos a tudo que a constitui e a caracteriza, independentemente das peculiaridades individuais. No Brasil, para a implementação da política de educação inclusiva e, consequentemente, para o início do processo inclusivo das pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEE’s, na rede regular de ensino, foi criado o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, com o objetivo de capacitar gestores e educadores para contribuírem nesse processo. Por considerar o gestor escolar um dos principais responsáveis, pelo sucesso e/ou insucesso da inclusão escolar – visto a posição do cargo que ocupa e, consequentemente, o poder que possui de influenciar no comportamento das pessoas – optou-se por analisar o papel desse profissional na implementação das políticas públicas inclusivas. Com base nos resultados, podemos afirmar que, o gestor da escola municipal de ensino objeto deste estudo, apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, tem exercido um papel decisivo, desenvolvendo inúmeras ações as quais tem contribuído para o sucesso da inclusão das PNEE’s, nas classes comuns da referida escola .

Since the emergence of the inclusion paradigm, it has become clear that it is not the person who has some limitation that has to adapt to society, but the reverse, that society, both national and international, has tried to organize itself in the attempt to guarantee access to the education of all citizens to everything that constitutes and characterizes it, regardless of individual peculiarities. In Brazil, for the implementation of the policy of inclusive education and, consequently, for the beginning of the inclusive process of people with special educational needs - PNEE's, in the regular network of education, was created the Program "Inclusive Education: Right to Diversity" with the aim of enabling managers and educators to contribute to this process. Considering that the school manager is one of the main responsible for the success and / or failure of school inclusion - given the position of the position he occupies and, consequently, his power to influence the behavior of the people - it was decided to analyze the role of this the implementation of inclusive public policies. Based on the results, we can affirm that the manager of the municipal school of education object of this study, despite the difficulties faced in the course of the process, has played a decisive role, developing numerous actions which have contributed to the success of the inclusion of people with special educational needs, in the common classes of said school.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Ana Paula Antunes
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo