Document details

Desafios e possibilidades encontrados nos processos de inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista

Author(s): Fernandes, Maria de Fátima de Souza

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Inclusão escolar; Autismo - educação especial; Autismo; Educação especial


Description

Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.

Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2017-01-26T18:25:49Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_MariaDeFatimaDeSouzaFernandes_tcc.pdf: 564750 bytes, checksum: 1f57ece900c6e62b05d8ee08b2e6e434 (MD5)

Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-01-26T18:50:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_MariaDeFatimaDeSouzaFernandes_tcc.pdf: 564750 bytes, checksum: 1f57ece900c6e62b05d8ee08b2e6e434 (MD5)

Made available in DSpace on 2017-01-26T18:50:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_MariaDeFatimaDeSouzaFernandes_tcc.pdf: 564750 bytes, checksum: 1f57ece900c6e62b05d8ee08b2e6e434 (MD5)

O presente trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa qualitativa que aconteceu em duas escolas públicas de Rio Branco – AC. Os participantes da pesquisa foram cinco professores, sendo três da Sala de Recurso e dois professores do Ensino Fundamental, que recebem em suas salas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades para o processo de inclusão de alunos autistas, visando práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, bem como, conhecer o ambiente de aprendizagem dos alunos autistas, buscando subsídios teóricos que permitiram compreender o desenvolvimento destes alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Com este estudo, percebemos que os professores pesquisados compreendem o conceito da inclusão e entendem o seu papel diante deste desafio e importante processo. Acreditam na importância da inclusão e reconhecem a escola como espaço principal para que a inclusão de fato ocorra na vida das crianças com deficiência e, em especial, a criança autista, que encontra neste ambiente a oportunidade de socializa-se e desenvolver-se. Identificamos também, que existem várias dificuldades para promover o processo de ensino e de aprendizagem destes alunos e reconhecem que a criação de rotinas e a sequencia de atividades bem planejadas, podem tornar o ensino mais significativo para os mesmos.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo