Document details

Para a História da Educação de Infância em Portugal: o caso de Bragança (1934-1986)

Author(s): Castanheira, Luis

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10473

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): História da Educação de Infância; Experiencias pedagógicas; Bragança; Modernidade pedagógica; Estado Novo; Pós 25 de abril


Description

É objetivo central desta tese aprofundar e alargar o conhecimento histórico sobre a realidade da Educação de Infância na cidade de Bragança. Pretende contribuir para a preservação da memória e do património educacional regional, através da valorização da Educação histórica na sociedade atual. Trata-se de uma investigação que procura dar resposta a uma lacuna existente: a falta de dados e conhecimentos sobre a vida educativa das crianças dos 3 aos 6 anos e das várias instituições de Educação de Infância que funcionaram, num período que se estende de 1934 – data do encerramento da primeira Escola Infantil oficial na cidade de Bragança – até a 1986, ano em que se publica a Lei de Bases do Sistema Educativo e se começa a sistematizar a Educação de Infância em Portugal. Efetuou-se um trabalho sistemático de recolha e tratamento de dados em séries documentais existentes em vários arquivos. Estes núcleos de fontes primárias circunscrevem-se quase na totalidade à cidade de Bragança, embora não se tenha descurado também a consulta noutras regiões por necessidade de cruzamento da informação. A problemática abordada neste estudo enquadra-se no âmbito da História da Educação de Infância em Portugal, numa perspetiva pedagógica geral, em que se recenseiam as principais teses, e no distrito de Bragança em particular, operação esta que se crê fundamental para a compreensão da formação de Educadores de Infância e Professores. O paradigma de investigação que sustenta a tese integra-se numa perspetiva hermenêutica, utilizando metodologias de interpretação qualitativa e multidimensional dos problemas equacionados, assentando num forte trabalho de heurística e análise documental. Os resultados obtidos permitem concluir que a sociedade de Bragança se conseguiu organizar, abrindo diversas instituições de Educação de Infância, apesar da ideia contrária do Estado Novo à generalização deste tipo de ensino. É ainda de referir que o seu processo de criação se deveu maioritariamente à iniciativa privada, de cariz educativo mas com forte prevalência assistencial, onde a Igreja desempenhou um papel basilar.

FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da bolsa de investigação SFRH / BD / 42252/ 2007 e Programa de apoio à formação avançada de docentes do Ensino Superior Politécnico (Protec)com referência SFRH/PROTEC/50188/2009).

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ó, Jorge Manuel Nunes Ramos do
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents