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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Pinelo, Sílvia Lourenço

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11472

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Estratégias; Aprendizagem; Saberes culturais


Description

O presente relatório pretende ilustrar a prática de ensino supervisionada desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, numa instituição particular de solidariedade social, com um grupo de crianças de quatro anos de idade. Considerando a importância que no processo de ensino-aprendizagem assumem as estratégias educativas adotadas, acentuamos a reflexão sobre as mesmas, no quadro de diálogo e aproximação entre pessoas e contextos. Neste sentido, aprofundamos saberes acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como sobre as linhas de ação a ter em conta para promover o diálogo e a cooperação com membros da comunidade local, em ordem à valorização dos saberes de todos para a enriquecimento sociocultural do grupo. Salientam-se perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento de matriz socio construtivista, enquanto suporte de construção colaborativa do processo educativo. Tomando em consideração as linhas de orientação do projeto curricular da instituição tivemos como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre as estratégias que melhor poderiam ajudar as crianças a compreenderem as atividades e tradições locais. Do ponto de vista metodológico recorremos à observação participante, como técnica principal de recolha de dados, obtidos através de notas de campo e registos fotográficos, bem como à análise de documentos disponibilizados pela instituição. Procedemos à descrição e análise de um conjunto de quatro experiências de ensino-aprendizagem promovidas no decurso da prática educativa. Os resultados apontam para a valorização dos contributos dos recursos humanos e institucionais locais na construção cultural e identitária das crianças.

This report is intended to illustrate the supervised teaching practice developed within the Master Course in Preschool Education, in a private charitable organization, with a group of children four years of age. Considering the importance of the teaching process as educational strategies adopted, in this report, we emphasize the reflection as a framework for dialogue and rapprochement between people and contexts. In order to know more about the processes of learning, development of children and on the lines of action to be taken into account to promote dialogue and cooperation with local community members, working for the recovery of all of knowledge for the socio-cultural enrichment of the group. We emphasize perspectives of learning and development as a socioconstrutivste matrix, while building collaborative support of the educational process. Taking into account the guidelines of curriculum design of the institutions, we had as main objective to further knowledge about strategies that best could better help children to understand the activities and local traditions. From the methodological point of view we participant observation, as main technique of collecting data, obtained through field notes and photographic records, as well as analysis of documents provided by the institution. We proceed to the description and analysis of a set of four teaching-learning experiences promoted, earning us particular reflection the educational strategies that we use. The results point to the appreciation of the contributions of human and institutional resources in the local cultural and identity construction of children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
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