Document details

A sustentabilidade curricular da licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Bragança - Portugal

Author(s): Matos, Alda

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11474

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; Ambientalização curricular do ensino superior; Enfermagem veterinária; Ensino Superior


Description

Desde o impacto revitalizador provocado pelo Relatório Brundtland, O Nosso Futuro Comum (1987), que as Instituições do Ensino Superior se têm envolvido em parcerias internacionais, e constituído como signatárias de diversas declarações de compromisso com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Para se tomarem decisões coerentes e sustentáveis na atual teia de inter-relações sistémicas que conformam a realidade ambiental global, é necessária uma formação sistémica, ética e comprometida com a promoção de um Desenvolvimento Humano Integral e Sustentável, consolidada e assente numa visão de futuro. O ensino superior é, de entre todos os graus de ensino, o órgão de excelência para responder a este desafio. Como entidades detentoras do conhecimento nos campos sociocultural, científico e tecnológico, compete-lhes formar indivíduos aptos para questionar os paradigmas de crescimento económico atual, habilitando-os para o trabalho e simultaneamente para a tomada de decisões que respondam aos reptos de uma sociedade em rápida transformação. Verifica-se no entanto, que as instituições de ensino superior se encontram altamente especializadas nas ciências, mas debilmente preparadas para formar os alunos de acordo com uma perspetiva ética e interdisciplinar. Tanto mais que as organizações mundiais advertem para a mudança de mentalidades no ensino superior, pois são estas instituições que estão encarregues de preparar o maior número de pessoas que gerem as instituições públicas e privadas. No ensino superior português, o processo de ambientalização das instituições e dos cursos é também residual. Segundo a documentação consultada, ainda que existam instituições que abraçaram este processo e que incorporaram modelos de gestão das instituições mais eficientes, verificam-se deficiências ao nível da aplicação global e articulada da sustentabilidade, no âmbito das suas funcionalidades básicas: docência, investigação e extensão. A partir de 2002 a rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior – ACES veio responder ao repto da sustentabilidade no ensino superior através da criação de um modelo de ‘Ambientalização Curricular’, segundo dez componentes associadas a um estudo ambientalizado, dando respostas no contexto da ambientalização dos planos de estudo, do ensino-aprendizagem, da investigação e extensão, e da gestão das instituições. De harmonia com o exposto, tornou-se pertinente elaborar um trabalho de investigação (estudo de caso), analisando um curso de licenciatura (Enfermagem Veterinária) numa instituição de ensino superior (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança), tendo como principal objetivo observar em que medida são incorporadas temáticas ambientais no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a presente investigação divide-se em duas fases. Na primeira, faz-se o enquadramento da temática e, na segunda, efetua-se a análise e descrição dos resultados. O enquadramento teórico foi realizado através de fontes de informação secundária. Destacou-se a origem e as características da crise ambiental e abordou-se o complexo conceito de desenvolvimento sustentável. Descreveu-se a evolução da Educação Ambiental no contexto nacional e internacional, e da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável no ensino superior, considerando os normativos e recomendações internacionais. Por fim, caracterizou-se a Licenciatura em Enfermagem Veterinária e a instituição de ensino superior (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança) objeto de análise do presente trabalho. O estudo empírico foi efetuado por meio de fontes de informação primária e secundária. A utilização de fontes de informação primária (inquéritos com questões abertas e fechadas) teve por base as dez características da rede ACES, sendo aplicados questionários aos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem Veterinária (29 alunos) no ano letivo de 2011/2012 e ao corpo docente do mesmo curso (16 docentes). Para completar esta análise foram efetuadas entrevistas aos órgãos decisores da instituição (6 entrevistas). Com a informação recolhida efetuou-se o tratamento e análise dos dados e sintetizaram-se os resultados. Da investigação realizada concluiu-se que a Escola Superior Agrária de Bragança – ESAB é uma instituição “amiga do ambiente” quanto à gestão de energia, água e resíduos. Implementou um sistema de gestão ambiental no campus; elabora periodicamente relatórios sobre as atividades de poupança e gestão de recursos; e, proporciona à comunidade académica e à população da região a prática de agricultura biológica no campus. Organiza eventos no âmbito das ciências agroambientais e faz investigação nas áreas da agricultura sustentável e do ambiente (ecossistemas, conservação da biodiversidade, valorização de agroecossistemas, ordenamento do território e sistemas sociais). Possui uma oferta formativa de cariz agrário, cujos planos curriculares envolvem matérias relacionadas com diversas componentes do ambiente; oferece unidades extracurriculares e disciplinas de livre opção para o complemento dos estudos em áreas afins; e, possui espaços de diálogo para o debate de questões ambientais, científicas e económicas. Acolhe alunos estrangeiros em diversas áreas de formação, mantém uma relação aberta e cordial com os alunos, está patente a multiculturalidade e a inclusão social na instituição. Todavia, embora tenha assumido compromissos de caráter internacional no âmbito da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, não implementou uma estratégia subjacente a esses compromissos, que envolva toda a comunidade académica. Assim, a ESAB não possui um plano de sustentabilidade curricular ajustado aos conteúdos programáticos dos cursos que leciona. No contexto do curso de Licenciatura em Enfermagem Veterinária, de acordo com os alunos e com os docentes, o ensino-aprendizagem praticado cumpre nove das dez características preconizadas pela rede ACES. Efetuada a triangulação da informação (primária e secundária), a ambientalização curricular situou-se no ponto médio de 2,8 (1 a 4 na escala de Likert), ou seja, ‘está presente’ a ambientalização curricular no curso de Enfermagem Veterinária da ESAB. As maiores debilidades da licenciatura alocam-se na característica II ‘Ordem disciplinar: flexibilidade e permeabilidade’, que fica bastante aquém de todas as outras (abaixo do ponto médio 2,50), com uma avaliação negativa por parte dos dois grupos (valor médio atribuído pelos docentes 1,96 e pelos alunos 1,93). A característica que obteve maior cotação foi a característica VI ‘Coerência e reconstrução entre teoria e prática’, com o valor médio de 3,58, atribuído pelos docentes, e de 3,69, atribuído pelos alunos. No contexto das disciplinas individualmente, de entre as 25 unidades curriculares do curso, ‘Biofísica’ foi claramente a que mais se afastou dos objetivos e expectativas dos alunos, sendo classificada com os menores resultados em 21 questões (12 abaixo de 2,50). De facto, os alunos, para além de não compreenderem qual a importância da ‘Biofísica’ para a sua formação, também não compreendem claramente qual o enquadramento da unidade curricular com as outras disciplinas do curso. O trabalho termina com algumas propostas em várias direções, por um lado, na formação de futuras gerações, a ESAB deverá reforçar a inclusão transversal de critérios e valores de sustentabilidade na sua oferta formativa, estruturados com base em paradigmas interdisciplinares, por outro, no âmbito da licenciatura em Enfermagem Veterinária, é necessário aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de ‘Biofísica’ e, finalmente, o corpo docente deverá reforçar a sua formação ambiental, em áreas onde considerar estar menos preparado, segundo os paradigmas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Desde el impacto revitalizador provocado por el Informe Brundtland (1987), Nuestro Futuro Común, las instituciones de Educación Superior se han involucrado en proyectos y colaboraciones, adhiriéndose a diversas declaraciones de compromiso con la Educación para el Desarrollo Sostenible. Con vistas a la toma de decisiones coherentes y sustentables en la red actual de interrelaciones sistémicas que conforman la realidad medioambiental global, es necesaria una formación sistémica, ética y comprometida con la promoción de un Desarrollo Humano Integral y Sostenible, con base en una visión de futuro. La educación superior es, entre los diferentes niveles de enseñanza, el órgano de excelencia para responder a este desafío. Como entidades detentoras del conocimiento en los campos sociocultural, científico y tecnológico, les compete formar individuos aptos para cuestionarse los paradigmas del crecimiento económico actual, habilitándoles para el mercado de trabajo y simultáneamente para la toma de decisiones que respondan a los desafíos de una sociedad en rápida transformación. Verifíquese, no obstante, que las instituciones de Educación Superior se encuentran altamente especializadas en las ciencias y escasamente preparadas para formar alumnos de acuerdo con una óptica ética e interdisciplinar. De modo que las organizaciones mundiales advierten de la necesidad de un cambio de mentalidades en la Educación Superior, pues son estas instituciones las encargadas de preparar a un mayor número de personas responsables de la gestión de instituciones públicas y privadas. En el sistema de Educación Superior portugués, el proceso de ambientalización de las instituciones y de los cursos también es residual. Atendiendo a la documentación consultada, aunque existen instituciones que abrazan el proceso y que incorporan modelos de gestión de las instituciones más eficientes, se verifican deficiencias al nivel de la aplicación global y articulada de la sostenibilidad, en el ámbito de sus funcionalidades básicas: docencia, investigación y extensión. A partir de 2002 la red de Ambientalización Curricular de los Estudios Superiores – ACES – vino a responder al desafío de la sostenibilidad en la Educación Superior a través de la creación de un modelo de ‘Ambientalización Curricular’, que integra diez componentes, dando respuestas en el contexto de la ambientalización curricular de los planes de estudio, de la investigación y extensión, y de la administración de las instituciones. En armonía con lo expuesto, resulta pertinente la realización de un trabajo de investigación (estudio caso), analizando una licenciatura (Enfermería Veterinaria) en una institución de Educación Superior (Escuela Superior Agraria de Bragança del Instituto Politécnico de Bragança) con la finalidad de analizar en que medida han sido incorporadas las temáticas ambientales en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, la investigación presente se divide en dos fases. En la primera se realiza un encuadramiento de la temática y, en las segunda, se realiza el análisis y descripción de los resultados. El enfoque teórico fue realizado a través de fuentes de información secundaria. Se destaca el origen y las características de la crisis ambiental y se aborda el complejo concepto del desarrollo sostenible. Se describe la evolución de la Educación Ambiental en el contexto nacional e internacional, y de la Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible en la Educación Superior, considerando las normativas y recomendaciones internacionales. Por último, se caracteriza la Licenciatura en Enfermería Veterinaria y la institución de Educación Superior (Escuela Superior Agraria del Instituto Politécnico de Bragança) objeto del análisis del presente trabajo. El estudio empírico fue realizado por medio de fuentes de información primaria y secundaria. La utilización de fuentes de información primaria (encuestas con preguntas abiertas y cerradas) se basó en las diez características de la red ACES, mediante encuestas realizadas a los alumnos del 3º año de la Licenciatura en Enfermería Veterinaria (29 estudiantes) y al cuerpo docente del mismo curso (16 profesores), durante el año académico de 2011/2012. Para completar este análisis fueron efectuadas entrevistas a los órganos decisores de la institución (6 entrevistas). Con la información obtenida se efectuó el tratamiento y análisis de los dados y se sintetizaron los resultados. De la investigación realizada se concluye que la Escuela Superior Agraria de Bragança – ESAB- es una institución ‘amiga del ambiente’, en relación a la gestión de la energía, agua y residuos. Implementó un sistema de gestión ambiental en el campus; elabora periódicamente informes sobre las actividades de ahorro y administración de recursos; y facilita, a la comunidad académica y a la comunidad de la región en general, la práctica de agricultura biológica dentro del campus. Organiza eventos en el ámbito de las ciencias agroambientales y realiza investigación en el área de la agricultura sostenible y del ambiente (ecosistemas, conservación de la biodiversidad, valoración de agroecosistemas, ordenamiento del territorio y sistemas sociales). Posee una oferta formativa de índole agraria, cuyos planes curriculares incluyen materias relacionadas con diversas componentes del ambiente; ofrece asignaturas extracurriculares y asignaturas de libre opción para complemento de los estudios en áreas afines; y, posee espacios de diálogo para debatir cuestiones ambientales, científicas y económicas. Recibe alumnos extranjeros en las diversas áreas de formación, mantiene una relación abierta y cordial con los estudiantes, está patente la multiculturalidad y la inclusión social en la institución. Sin embargo y a pesar de haber asumido compromisos de carácter internacional en el ámbito de la educación ambiental para el desarrollo sostenible, no ha puesto en práctica un plan de sostenibilidad curricular ajustado a los contenidos programáticos de los cursos que imparte. En el contexto del curso de Licenciatura en Enfermería Veterinaria y de acuerdo con los alumnos y con los profesores, la enseñanza-aprendizaje practicada cumple nueve de las diez características preconizadas por la red ACES. Después de efectuada la triangulación de la información (primaria y secundaria), la ambientalización curricular se situó en el valor medio de 2,80 (1 a 4 en la escala de Likert), o sea, la ambientalización curricular ‘está presente’ en el curso de Enfermería Veterinaria de la ESAB. La mayor debilidad de la licenciatura se localiza en la característica II ‘Orden disciplinar: flexibilidad y permeabilidad’, pues se aleja bastante de todas las otras (por debajo del punto medio 2,50), con una evaluación negativa por parte de los dos grupos (valor medio atribuido por los docentes 1,96 y por los alumnos 1,93). La característica que obtuvo una puntuación mayor fue la VI ‘Coherencia entre teoría y práctica’, con un valor medio de 3,58, atribuido por los docentes, y de 3,69 por los alumnos. Dentro del universo de las 25 asignaturas del curso, ‘Biofísica’ fue claramente la que más se distanció de los objetivos y expectativas de los alumnos, siendo la que obtuvo peor clasificación en cada una de las 21 cuestiones (12 por debajo de 2,50). Los alumnos, de hecho, además de no comprender la importancia de la ‘Biofísica’ para su formación, tampoco comprenden claramente su relación con las otras asignaturas del curso. El trabajo concluye con el planteamiento de líneas de avance en varias direcciones, por un lado, en la formación de futuras generaciones, la ESAB deberá reforzar la inclusión transversal de criterios y valores de sostenibilidad en su oferta formativa, estructurados con base en paradigmas interdisciplinares, por otro, en el ámbito de la Licenciatura en Enfermería Veterinaria, es necesario perfeccionar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la asignatura de ‘Biofísica’ y, finalmente, el cuerpo docente deberá reforzar su formación ambiental, en las áreas donde manifiesta estar menos preparado, según los paradigmas de la Educación para el Desarrollo Sostenible.

Since the revitalizing impact created by the Brundtland report, ‘Our Common Future’ (1987), Higher Education Institutions have become involved in international partnerships and have been signatories of several agreements designed to promote Education for Sustainable Development. In order to make coherent and sustainable decisions in the current network of systemic inter-relationships that shape the global environmental situation, a systemic, ethical and committed formation with the promotion of a Sustainable Human Integral Development is required, in order to consolidate and support future action. Higher education institutions can respond to this challenge by consolidating their levels of excellence. As they are regarded as knowledge promulgating entities in sociocultural, scientific and technological fields, it is their job to train individuals to question the current economical growth paradigms, to enable them for work, and to simultaneously take decisions that meet the challenges of a rapidly changing society. It seems, however, that higher education institutions are highly trained to teach science, but, poorly prepared to educate students according to an ethical perspective and interdisciplinary viewpoint. Furthermore, world organizations have appealed for a shift in mentality to achieve a better level of education, because these are institutions that are responsible for preparing most of those people who will be in charge of public and private institutions in the future. In the Portuguese higher education system, the process of increasing environmental awareness in institutions is continuing. However, according to the research that has been carried out, even though there are institutions that embrace this process and include management models that are related to this area in the most efficient way, there are still many deficits in the basic functions in the global and articulated execution of sustainability in the fields of teaching, investigation and extension. Since the year 2002, the network of Education for Sustainability in University Studies – ESUS, has attempted to respond to the challenge of sustainability in higher education through the creation of a model of ‘Curricular Environmental Awareness’, which is based on ten elements associated with an environmental study, in the context of reorienting the higher education curriculum. This involves the investigation, extension and management of institutions, so that they can achieve sustainable development. It has now become possible to develop research work (in the form of a case study) to analyse a graduate degree (in veterinary nursing) in a higher education institution (the Agrarian Superior School of Bragança’s Polytechnic Institute), focusing on ways in which environmental topics have been integrated into the learning-teaching process. Therefore, the current investigation has been divided into two different phases. In the first, there will be some contextualization of the subject and in the second, there will be an analysis and description of the results. The theoretical contextualization has been accomplished through the use of secondary information sources. The origin and characteristics of the environmental crisis have been emphasised, and the concept of sustainable development has been addressed. The evolution of environmental education has been described according to the national and international layouts, as has environmental education for sustainable development in high education, taking international standards and recommendations into consideration. The degree in veterinary nursing and the higher education institute (the Agrarian Superior School of Bragança’s Polytechnic Institute) are the subjects of analysis here. This empirical study has been accomplished using both primary and secondary information sources. The primary information sources (surveys with open and closed questions) were based on the ten characteristics of the ESUS network, which were applied in the questionnaires that were answered by 29 3rd year students engaged in a veterinary nursing graduation degree during the 2011/2012 academic year and by 16 of their teachers. To complete this analysis, six interviews were conducted with the decision making board of the institution. When the information was gathered, a treatment and analysis of the data was made, leading to the subsequent generation of the results. It was concluded that Agrarian Superior School of Bragança is an environmental friendly institution in matters of energy, water and waste management. It has implemented an environmental management system at the campus, it develops periodical reports about energy saving activities and the management of resources and it educates both its academic community and the local population in the practice of biological farming on its campus. It organises events in the agri-environmental field and it develops research in the fields of sustainable agriculture and the environment (ecosystems, biodiversity conservation, agrarian ecosystems appreciation, spatial planning and social systems). It provides training of an agrarian nature, including topics related to many environmental components, as well as extracurricular units and free optional disciplines for the completion of studies in related areas. It possesses spaces for dialogue and debate regarding environmental, scientific and economical issues. It hosts foreign students from many different regions and maintains an open and friendly relationship with its students, stressing policies of multiculturalism and social inclusion. However, even though it has made much progress in the area of environmental education for sustainable development, it has not yet implemented an underlying strategy for this work, which involves the entire academic community. Unfortunately it does not really have an overall coherent plan for curricular sustainability which can be adjusted to deal with the programmatic contents of the degrees it offers. In regard to the veterinarian nursing degree, according to its students and teachers, the use of applied learning-teaching fulfils nine out of 10 characteristics recommended by the ESUS network. After connecting the gathered information (primary and secondary), the level of curricular environmental awareness has been situated at an average point of 2.8 (1 to 4 on the Likert scale). The main weaknesses of this degree course in this area is in characteristic II (disciplinary order: flexibility and permeability), which lies way beyond the others (under the average point 2.50), receiving a negative evaluation from both groups (with an average value accredited by the teachers of 1.96 and 1.93 by the students). The characteristic which received a higher quote was characteristic VI (coherence and reconstruction between theory and practice), with an average quote of 3.58 accredited by the teachers, and 3.69 by the students. With regard to individual disciplines, of the 25 curricular units in this degree, biophysics was clearly the discipline which had achieved the largest shift from the students’ expectations, despite its students only achieving low results on 21 questions (12 below 2.50 on the Likert scale). Many students appear to be struggling to understand the relationship between this subject and the remaining subjects on their degree. The paper ends with various proposals for future generations of students. It is hoped that Agrarian Superior School of Bragança will enhance the cross inclusion criteria and the values of sustainability in its curriculum, which will be structured around interdisciplinary paradigms. Also, in the veterinary nursing degree course, it is necessary to improve the process of teaching and learn the discipline of biophysics. The teachers will need to enhance their provision of environmental education in many areas, in line with the paradigms of Education for Sustainable Development.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barrón, Ángela
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents