Document details

Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Lopes, Adriana Filipa Alves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11585

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Estratégias de ensino aprendizagem; Prática de ensino supervisionada; Experiências de aprendizagem; 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico


Description

O presente relatório tem como objetivo refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu num Agrupamento de escolas na cidade de Bragança, numa turma do 1.ºano do 1.º ciclo do ensino básico0 e em quatro turmas diferentes no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas de História e Geografia de Portugal e Português em duas turmas do 5.ºano e nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências da Natureza em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Apesar do relatório refletir todo o trabalho desenvolvido, achei pertinente desenvolvê-lo em torno de um tema As estratégias de ensino-aprendizagem, tentando perceber a importância que estas têm no processo ensino aprendizagem. As estratégias que o professor utiliza na sala de aula são cruciais para a criação do ambiente de aprendizagem. É importante que o docente seja capaz de optar pelas estratégias mais adequadas ao contexto em questão. Assim, para além de descrever e refletir as cinco EEA, realizo um breve enquadramento concetual, apresentando posições de vários autores, acerca da definição de estratégias de aprendizagens e os tipos de estratégias existentes. De forma a perceber as preferências dos alunos em relação às estratégias e atividades utilizadas na aula de matemática, realizei uma investigação através da análise de um questionário realizado na turma referente a essa área disciplinar. Em suma, este relatório pretende transmitir tudo aquilo que vivenciei durante esta minha caminhada que é a Prática de Ensino Supervisionada.

The present report has as a purpose to reflect upon the educational activity undertaken within Practice of Supervised Teaching, in the contexts of 1st and 2nd cycles of basic Education. This practice took place in a grouping of schools in the city of Bragança, in a 1st year, 1st cycle class and in four distinct classes of the 2nd cycle of Basic Education, in the areas of Portuguese History and Geography, and Portuguese in two 5th year classes and in the areas of Mathematics and Natural Sciences in two classes of the 6th year. Although the present report reflects the full work undertaken, I have found it useful to develop it under the main theme teaching-learning strategies, trying to understand their importance in the teaching learning process. The strategies the teacher uses in the classroom are fundamental to the development of a learning environment. It is most important for the teacher to be able to opt for the most adequate for the context under discussion. Thus, apart from describing and reflecting upon the five EEA, I undertake a brief conceptual framing, presenting the views o0f several authors on the definition of the most adequate learning strategies to the context under study. So as to understand student’s preferences towards strategies and activities used in math class I performed a small investigation through the analysis of a survey applied in the appropriate class for that scientific subject. In short, this report aims at reflecting everything I experienced during the journey which Practice of Supervised Teaching is.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Cristina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
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