Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Tomada, Ana Raquel da Cunha

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11591

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Pré-escolar; Experiências de aprendizagem; Pedagogia participativa


Description

Este relatório centra-se na reflexão e estudo da prática educativa que desenvolvemos com grupo de crianças da faixa etária pré-escolar, questionando-nos particularmente sobre a participação das crianças. Nele procedemos à descrição do contexto educativo, caraterizando a instituição, o grupo de crianças e o ambiente educativo, considerando a organização do espaço/sala, dos materiais pedagógicos e do tempo. No que se refere ao enquadramento teórico do trabalho debruçamo-nos sobre o modo como se entende hoje a educação pré-escolar, o papel da criança, as pedagogias e o papel do educador, aprofundando saberes nestes domínios. Procurando ilustrar a prática educativa que desenvolvemos, apresentamos um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, salientando ao longo da sua descrição e análise a participação das crianças. Para recolha de informação recorremos a notas de campo da observação realizada no decurso da prática educativa e, como técnica complementar de dados à entrevista semi-estruturada dirigida às crianças do grupo, visando conhecer as suas perceções sobre o processo educativo. Os resultados do estudo deixam perceber a necessidade de continuar a desenvolver esforços para promover práticas em que a participação das crianças seja tornada mais expressiva.

This report focuses on reflection and study of educational practice we have developed with group of children of preschool age, questioning in particular on the participation of children. It carried out a description of the educational context, featuring the institution, group of children and the educational environment of the room level, considering the organization of space, of the teaching materials and time. Regarding the theoretical framework of the work we focused on how it is understood today pre-school education, the role of the child, pedagogies and the role of the educator, deepening knowledge in these fields. Looking illustrate the educational practice that we developed, we present a set of teaching and learning experiences, highlighting throughout its description and analysis the participation of children For data collection we used the field notes the observation made in the course of educational practice and as a complementary technique to the data semi-structured interview to children of the group that developed the educational practice, seeking to learn their perceptions about the educational process. The results of the study leave realize the need to continue efforts to promote practices in which the participation of children is made more expressive.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina; Novo, Rosa
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents