Author(s): Moreira, Vânia Andreia da Silva
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11983
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Aprendizagens significativas; Continuidade educativa; Metodologia socioconstrutivista
Author(s): Moreira, Vânia Andreia da Silva
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11983
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Aprendizagens significativas; Continuidade educativa; Metodologia socioconstrutivista
O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Esta prática decorreu ao longo de dois anos letivos, nomeadamente 2011/2012 e 2012/2013, em duas instituições distintas, sediadas no concelho de Penafiel, com cinco turmas. Pretende-se com o presente documento enfatizar uma continuidade educativa sustentada numa metodologia socioconstrutivista, apresentando as experiências de ensino/aprendizagem em articulação vertical progressiva ao longo dos ciclos, com vista a promover aprendizagens significativas. Para uma melhor compreensão das nossas escolhas metodológicas, numa fase inicial deste documento faremos uma breve caraterização das instituições e turmas em que estagiámos. Depois, apontaremos algumas considerações sobre cada área disciplinar/disciplina no contexto, assim como sobre as conceções teóricas que sustentaram a nossa prática pedagógica. Seguem-se as descrições reflexionadas das experiências de ensino/aprendizagem. Por fim, apresentaremos as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática.
The present document reflects the work developed during the course “Supervised Teaching Practice” (STP), integrated in the Master degree Teaching 1 º and 2 º Cycles of Basic Education, from the Superior School of Education of Bragança. This practice took place over two academic years, including 2011/2012 and 2012/2013, in two different institutions, located in Penafiel, with five classes. The intention of this paper emphasize a sustained educational continuity in social constructivist methodology, presenting the experiences of teaching / learning in progressive vertical articulation across the cycle, in order to promote meaningful learning. For a better understanding of our methodological choices, early in this paper, we will briefly characterization of institutions and classrooms where trainees. After, we consider some considerations about each subject area / discipline in the context, as well as on the theoretical conceptions that supported our teaching practice. Below are descriptions of the experiences thought teaching / learning. Finally, we present the final considerations developed over the course of Supervised Teaching Practice, focusing on their importance and some aspects that emerged over this practice.