Document details

Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio

Author(s): Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12002

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): TIC; Aprendizagem; e-book; Software; Edilim


Description

A sociedade é cada vez mais dependente das tecnologias e os seus meios fazem parte do nosso dia-a-dia. As escolas não são indiferentes e ao longo das últimas décadas têm vindo a fazer investimentos para modernizar o sistema de ensino através de programas direcionados para a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos concretos de aprendizagem. No entanto, este processo de modernização tem sido lento. Algumas das causas prendem-se com a imaturidade dos programas, pela resistência dos professores e a falta de formação dos mesmos. No campo oposto estão os alunos, que familiarizados com as tecnologias, consumidores e utilizadores assíduos anseiam alterações nas práticas de ensino. É nesta direção que se encontra o nosso estudo, o qual se pretende integrar as TIC nas práticas educativas utilizando um e-book interativo numa escola onde predominam os suportes analógicos. Este estudo é baseado na conceção de um manual digital interativo para 3º ano do 1º ciclo sobre a temática do Estudo do Meio. A metodologia que nos pareceu mais adequada foi a metodologia de estudo de caso, na medida em que o produto desenvolvido foi testado e verificada a sua funcionalidade em contexto concreto de aprendizagem. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Agrupamento de Caíde de Rei – Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. Os resultados obtidos conferiram as seguintes vantagens: cada aluno trabalhou ao seu ritmo; tendo sido possível replicar as vezes que os alunos acharam necessárias mediante as dificuldades apresentadas. A partir da informação recolhida diariamente, dos dados obtidos por questionário preenchidos pelos alunos e através da entrevista realizada às professoras foi possível concluir que a utilização de um e-book com atividades interativas incrementa a motivação dos alunos na aprendizagem, consideram ter maior empenho e participação reconhecendo que as aulas são mais interessantes. Referiram que o e-book contribui para aprender melhor os conteúdos e manifestaram a preferência de aprendizagens em ambiente digital. Neste contexto, o software Edilim teve um papel importante devido à facilidade de utilização e à diversidade de atividades pelo que pode ser um bom meio para procedermos a algumas modificações no âmbito de ensino. Dado que neste momento não é possível substituir o manual analógico por um manual digital ou e-book pode ser utilizado como um auxiliar do manual escolar por exemplo um livro de exercícios, com jogos e atividades que propiciem momentos prazerosos na aprendizagem.

Society is increasingly dependent on Technologies and their mean are part of our day-to-day. Schools are not indifferent and over the last few decades, has been doing investments to improve the education system through programs directed toward the inclusion of Information and Communication Technologies (ICT) in specific contexts of learning. However, this process of modernization has been slow. Some of the causes are related to the immaturity of the programs, because of resistance from the teachers and the lack of training of the same. In the opposite field, are the students who are familiar with the technologies, consumers and assiduous users, expecting for changes in teaching practices. Our study follows this direction, which seeks to integrate ICT in educational practices, using an interactive e-book in a school where prevail the analogue formats. This study is based on a conception of an interactive and digital Manual for the 3rd year of the preliminary school. The methodology that we thought for it was the “Case Study methodology”, to extent that the product has been tested and verified by its functionality in a specific context of learning. The Case Study was developed in the “Agrupamento de Caíde de rei - Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. The results obtained gave us the following advantages: each student worked at their own rhythm, having been possible replicate the times that students thought necessary to understand the exercises by the difficulties presented. From the information daily collected, the data that was obtained by filling a questionnaire, which was completed by students, through the interview made to the teachers, we could conclude that the use of an e-book, with interactive activities, increases the motivation of students in the learning process. They believe having a greater commitment and participation, recognizing that classes are more interesting. They also, pointed out that the e-book contributes to a better learn of the contents and expressed a preference for learning in the digital environment. In this context, the software Edilim, played an important role because is very easy to use it, and the variety of activities, which can be a good way for us to make some modifications in the educational and learning field. Due to the fact that at the moment, it’s not possible to replace the analog manual by a digital one, the e-book can be used as a booster of the school book, for example, an exercise book with games and activities, to promote pleasurable moments in learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Meirinhos, Manuel
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents