Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Rodrigues, Ana Marina Monteiro

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12136

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Qualidade; Interesses; Necessidades; Desenvolvimento


Description

A educação pré-escolar apresenta-se na atualidade como um espaço importante de integração e formação das crianças, que requer uma continuada atenção e investimento, no quadro de construção de respostas educativas de qualidade. Este relatório centra-se no processo de reflexão acerca dessas dimensões, tendo em conta os desafios que se nos colocaram, ao longo da prática de ensino supervisionada que desenvolvemos com um grupo de crianças em contexto pré-escolar. Considerando que só o desenvolvimento de propostas educativas de qualidade poderão dar um contributo efetivo para a qualidade de vida das crianças, procurámos aprofundar a reflexão acerca das dimensões a ter em conta para promover uma ação educativa pautada por princípios dessa natureza. Proporcionámos ao grupo experiências de aprendizagem integradoras, contemplando as áreas e domínios de conteúdo para que apontam as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, valorizando, nesse processo, os diferentes espaços e recursos disponíveis. Enveredando por uma linha orientadora de valorização da observação e da escuta das crianças, foi nossa preocupação conhecer e responder aos seus interesses e necessidades formativas, de modo a favorecer a progressão e o bem-estar de todos. Relevamos que as crianças usufruíram de oportunidades para aprender e desenvolver competências facilitadoras de sucesso e de uma conquista progressiva de autonomia.

Pre-school education is presented today as an important integration and training of children space, which requires continued attention and investment in the context of building educational quality answers. This report focuses on the reflection on those dimensions process, taking into account the challenges that are put in along the supervised teaching practice we have developed with a group of children in pre - school context. Whereas only the development of educational quality proposals may give an effective contribution to the quality of life of children, tried to deepen reflection about the dimensions to be taken into account to promote educational activities based on principles that nature. We have provided the group integrative learning experiences , covering the areas and content domains that link to the Curriculum Guidelines for Pre -school Education , highlighting in the process the different spaces and resources available . Embarking on a guiding line valuation of observation and listening to the children, our concern was to know and respond to their interests and training needs, in order to favor the progression and well- being of all. We highlight that children enjoyed opportunities to learn and develop skills enabling successful and progressive achievement of autonomy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents