Author(s): Alves, Maria de Fátima Morais Macedo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12141
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Educação pré-escolar; Aprendizagens integradas; Pedagogia participativa
Author(s): Alves, Maria de Fátima Morais Macedo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12141
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Educação pré-escolar; Aprendizagens integradas; Pedagogia participativa
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar e incide sobre as atividades que desenvolvemos ao longo do ano letivo 2011/2012. Relevamos, nele, o contexto em que desenvolvemos a prática educativa, decorrendo esta numa instituição da rede pública, situada em contexto urbano e com um grupo de 15 crianças, de 3 e 4 anos de idade. Efetuando uma abordagem teórico-concetual dos princípios pedagógicos sustentadores da ação educativa, debruçamo-nos sobre as perspetivas pedagógicas de cariz participativo, os modelos e orientações curriculares para a educação pré-escolar e o processo de interação com a família das crianças. Apresentamos um conjunto de experiências de aprendizagem promovidas com o grupo, analisando e interpretando o seu desenvolvimento, do ponto de vista da aprendizagem das crianças a nível individual e em grupo. Incluímos, por último, uma reflexão global acerca da ação educativa desenvolvida, sublinhando a criação de um ambiente positivo de aprendizagem, em que foram valorizadas, de forma integrada, as diferentes áreas de conteúdo, a comunicação e relação entre os diferentes intervenientes educativos.
This report was prepared as part of the course of Supervised Teaching Practice of Masters in Preschool Education and focuses on activities that develop throughout the school year 2011/2012. We highlight, in it, the context in which we develop the educational practice, happening this institution of a public network, located in an urban context and with a group of 15 children of 3 and 4 years old. Making a Conceptual - theoretical approach of supportive pedagogical principles of educational action, we focused on the pedagogical perspectives of participatory nature, models and curriculum guidelines for pre - school education and interaction with family children process. Here is a set of learning experiences promoted with the group, analyzing and interpreting their development from the point of view of learning of children individually and in groups. Included, finally, an overall reflection on the educational activities developed, emphasizing the creation of a positive learning environment, in which they were valued, in an integrated way, different areas of content, communication and relationship between the different education stakeholders.