Author(s):
Oliveira, Teresa Daniela Rodrigues de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12144
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Educação pré-escolar; Aprendizagem; Desenvolvimento; Prática profissional; Experiências de aprendizagem
Description
O presente relatório inscreve-se no processo de reflexão acerca da Prática do Ensino Supervisionada que desenvolvemos num contexto de jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Considerando os desafios, mas também as exigências que a ação educativa pré-escolar representa, relevamos neste trabalho o trajeto de intervenção e formação desenvolvido, atendendo às diferentes dimensões que o caraterizam. Neste sentido, começamos por refletir acerca das linhas e dinâmicas organizacionais do contexto, considerando a instituição, a sala de atividade e o grupo de crianças. Procurámos aprofundar conhecimentos sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, as perspetivas curriculares de orientação da ação educativa. São descritas, analisadas e interpretadas um conjunto de quatro experiências de aprendizagem de entre outras que desenvolvemos com as crianças, visando retratar a ação educativa que promovemos. Pretendemos, deste modo, relevar os contributos dos conhecimentos de natureza teórica e prática, de modo a favorecer a progressão e o bem-estar das crianças e adultos envolvidos neste processo. O trabalho que desenvolvemos aponta para a criação de oportunidades educativas potencialmente facilitadoras do desenvolvimento da criança num sentido amplo e integrado, de modo a tornarem-se competentes sob o ponto de vista emocional, social e intelectual. Permite, ainda, evidenciar o importante contributo para a construção da nossa profissionalidade e desenvolvimento do contexto em que decorreu a prática profissional.
This report is part of the process of reflection on the Supervised Teaching Practice we have developed in a Kindergarten context within the Preschool Master’s in Education. Considering the challenges, but also the requirements that the preschool educational activity represents, in this work we highlight the path of intervention and training developed, taking into account the different dimensions that characterize it. In this sense, we begin by reflecting on the lines and dynamic organizational context, considering the institution, the activity room and the group of children. We have sought to deepen knowledge about the process of learning and development of children, the curricular perspectives concerning the orientation of educational action. Among a set of learning experiences developed with children, four are described, analyzed and interpreted in order to portray the educational action we seek to promote. In this way, we intend to reveal the contributions of theorical and practical knowledge, in order to encourage the progress and well-being of the children and adults involved in this process. The work we have developed points to the creation of educational opportunities potentially facilitating the child's development in a wide and integrated sense in order to become competent within an emotional, social and intellectual perspective. This work also allows us to highlight the important contribution of the context in which our practice took place to the construction of our professional development.