Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Sousa, Sandra Raquel Rodrigues Pereira de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12145

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Aprendizagem; Exploração e descoberta


Description

Os desafios e responsabilidades com que se apresenta na atualidade a educação de infância suscitam-nos reflexão sobre o processo de formação e intervenção que desenvolvemos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, ao qual se refere o presente relatório. É nessa linha de pensamento que abordamos, de forma contextualizada, a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de vinte e duas crianças, num jardim de infância da rede pública de educação pré-escolar. Procedemos, no primeiro capítulo, à caraterização desse contexto, atendendo a dimensões que se prendem com a organização da instituição, do grupo e do ambiente educativo ao nível da sala de atividades. Num segundo capítulo, fundamentamos as opções educativas incidindo sobre as perspetivas e princípios pedagógicos em que apoiar o processo de aprendizagem ao nível da educação pré-escolar. Apresentamos, num terceiro capítulo, um conjunto de experiências de aprendizagem através das quais procuramos descrever e interpretar a prática educativa que desenvolvemos ao longo do ano letivo 2012-2013, relevando aprendizagens que se inscrevem no despertar da curiosidade e espírito de descoberta das crianças em relação ao mundo físico e social local, no quadro de uma dinâmica formativa globalizante e integrada. Por último, incluímos uma reflexão sobre o processo educativo na sua globalidade, procurando atribuir um novo e diferente olhar ao trajeto de formação e intervenção que desenvolvemos e que requer ser continuado, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida.

The challenges and responsibilities with which presents nowadays the childhood education raise us reflection on the process of formation and intervention which have developed within the framework of the master's degree in pre-school Education, to which this report refers. It is in this spirit that we approach, contextualised, educational action that we have developed with a group of twenty-two children in a kindergarten of public pre-school education. We're making a first point, the contextualization of educational practice, given the dimensions relating to the Organization of the institution, of the Group and of the educational environment at the level of the activities room. A second point, we base the educational options, focusing on the perspectives and pedagogical principles that support the learning process at the level of pre-school education. We present, a third point, a set of learning experiences through which we seek to describe and interpret the educational practice that developed throughout the academic year 2012-2013, raising learning enrolling in the awakening of curiosity and spirit of discovery of children in relation to the physical and social world location, within the framework of a global and integrated formative dynamics. Finally, we have included, a reflection on the educational process as a whole, looking for assigning a new and different look to the path of formation and intervention which have developed and that requires be continued within the framework of life-long learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents