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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Melo, Dora Alexandra Cardoso

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12435

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Famílias; Interação; Prática educativa


Description

Este trabalho incide sobre a ação educativa pré-escolar e procura contribuir para a reflexão sobre as estratégias de interação promovidas com as famílias das crianças. Como suporte à compreensão e orientação desse processo enveredamos pelo aprofundamento de conhecimentos relativos aos modos de entender a educação na atualidade, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, bem como o processo de interação com as famílias. Ao nível da ação educativa promovemos experiências de aprendizagem em que procurámos valorizar formas diversas de comunicação e relação com as famílias/comunidade, envolvidas no estudo desenvolvido e descrita neste trabalho. As opções metodológicas do estudo são de natureza qualitativa e interpretativa e incluem o recurso à observação como técnica principal de recolha de dados, registados através de notas de campo e fotografia, no decurso da prática educativa. Esta decorreu com um grupo de 16 crianças de quatro anos de idade, integrado em contexto pré-escolar e os dados obtidos referem-se à ação educativa que, com elas, desenvolvemos e à interação que promovemos com as famílias e membros da comunidade. No sentido de complementar essa informação e melhor poder compreender as perceções das famílias sobre o processo educativo pré-escolar, procedemos à inquirição, por questionário, dos pais/família das crianças que frequentavam o jardim de infância. Os resultados do estudo apontam para a valorização de estratégias diversas de interação, mas também para necessidade de serem desenvolvidos esforços para tornar mais efetiva a cooperação e a comunicação que um trabalho em parceria requer promover.

This essay reflects on the importance of the preschool educational action and aims to contribute to a reflection on the interaction strategies promoted with the children’s families. How to support the understanding and guidance of this process embarked by deepening knowledge of the ways of understanding the current educational practices, learning and development of children, as well as the process of interaction with families. In terms of educational activities promote learning experiences that sought to enhance various forms of communication and relationship with the families / community involved in the study developed and described here. The methodological study options are qualitative and interpretative nature and include the use of observation as the main technical data collection, recorded through field and photo notes, in the course of educational practice. This took place with a group of 16 children from four years old, built-in pre-school context and the data refer to the educational action that, with them, we develop and promote interaction with families and community members. In order to complement this information and better able to understand the perceptions of households on the preschool educational process, we proceed to examination by questionnaire, parents / family of children attending kindergarten. The study results point to the appreciation of various strategies of interaction, but also need to be efforts to make more effective cooperation and communication that requires working in partnership to promote.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
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