Document details

Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico

Author(s): Magalhães, Inês Catarina Teixeira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12661

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação do 1ºe 2º ciclos; Prática de ensino supervisionada; Motivação


Description

O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Bragança, mais concretamente na Escola Superior de Educação. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer, e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o meu estágio. O estágio foi realizado em diferentes contextos do Ensino Básico e apresenta as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas durante este percurso. O estágio realizou-se em cinco turmas da cidade de Bragança, uma do 1.º ciclo do ensino básico e quatro do 2.º ciclo do ensino básico, onde lecionei quatro áreas disciplinares: Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. Para além das áreas que descrevo e reflito neste relatório, completando assim todo o trabalho desenvolvido ao longo deste tempo, faço referência a um tema transversal aos dois ciclos que se refere com a motivação e o sucesso escolar. O tema deste relatório final emergiu de situações observadas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de alguns alunos face às aprendizagens. Acredita-se que ter alunos motivados na sala de aula é condição sine qua non para um ensino e aprendizagem bem sucedidos e nesta linha de pensamento e no sentido de dar resposta ao problema detetado este trabalho tem como objetivo perceber como os alunos e professores entendem a problemática apresentada e procurar saber que atividades, materiais e estratégias poderão contribuir para uma maior motivação. O estudo envolveu noventa e três alunos e cinco cooperantes. Desenvolveu-se uma investigação empírica, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de entrevistas e dos registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino e aprendizagem compostas por diferentes atividades e com o recurso a diversos materiais didáticos com a intenção de motivar mais os alunos contribuindo assim para o êxito escolar e sucesso nas aprendizagens. Os dados recolhidos apontam para a existência de uma relação positiva entre a motivação e o sucesso escolar ou seja, os alunos mais motivados, participativos e envolvidos durante as aulas, eram aqueles que conseguiam alcançar melhores resultados de aprendizagem. Os dados mostram também que os alunos perante a utilização de materiais didáticos diversificados promovem uma maior motivação para aprender.

This report is part of the subject Prática de Ensino Supervisionada, part of the Master's curriculum in Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico , in the Polytechnic Institute of Bragança specifically in the School of Education .The aim of this report is to present and reflect on all the work done during my internship. The internship was carried out in different contexts of the basic education and presents the activities and the difficulties faced during this path. The internship took place in five classes in the city of Bragança, a class of the 1º Ciclo and four classes of the 2º Ciclo do Ensino Básico. In these classes I taught four different subjects: Portuguese, Mathematics, Natural Sciences and Portuguese History and Geography. In addition to the areas described and reflected on this report, which are presented as a sum up of all the work done over this time, I focus on a common theme to both cycles, namely the motivation and the academic success. The theme of this final report emerged from some situations observed in the classroom. It was clear the lack of motivation of some students towards the learning process. It is believed that having motivated students in the classroom is a sine qua non condition for a successfull teaching and learning process. So, in order to tackle the detected problem, this study aims to understand how students and teachers perceive this problem and find out which activities, materials and strategies can be used to increase motivation. The study involved ninety-three students and five teacher. An empirical research has been developed by collecting qualitative and quantitative data through observation, application and analysis of questionnaires, interviews and student records. In all the subjects were developed different teaching and learning experiences, involving a wide variety of activities and using a miscellanious of teaching materials intended to motivate students and consequently contributing to academic achievement and success in the learning process. We can conclude that students demonstrate a greater motivation to learn when they can experience different materials and motivated sutdents learn better.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents