Document details

Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Baptista, Joana Isabel Marvilha

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/12718

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Manual escolar; Aprendizagem por descoberta; Literacia científica


Description

O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido no âmbito de Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico [CEB]. No âmbito do 1.º CEB, a ação educativa ocorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico (EB). Referentemente ao 2.º CEB, a prática pedagógica foi realizada em três turmas do 5.º ano de escolaridade do EB e uma de 6.º ano de escolaridade do EB. No decorrer da ação educativa, mantivemos sempre presente a valorização de linhas pedagógicas que perspetivassem as crianças como cidadãos autónomos, completos e participativos. As estratégias implementadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES) surgem da importância que atribuímos à Aprendizagem por Descoberta (APD) no âmbito de uma pedagogia da participação, sócio-construtivista, em que os alunos foram agentes ativos e interativos no seu processo de aprendizagem. O manual escolar é um recurso educativo privilegiado, reconhecido e utilizado com regularidade pelos intervenientes no contexto educativo (professores e alunos), os professores usam-no como fonte de informação para a preparação de aulas e os alunos utilizam-no para estudarem para os testes/exames. Valorizando uma pedagogia da participação, subjacente numa Aprendizagem por Descoberta, importa compreender se esse recurso educativo fomenta o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano (literacia científica), tal como as Orientações Curriculares preconizam. Analisamos o discurso e as atividades propostas por manuais de Meio Físico (3.º ano de escolaridade do Ensino Básico) e de Ciências da Natureza (5.º ano de escolaridade do Ensino Básico) com o objetivo de perceber se promoviam a aprendizagem por descoberta, implicando ativamente o aluno no processo de aprendizagem, que nos parece necessário para atingir o desígnio anteriormente referido.

This internship report intends to share ive to know part of the work developed within the Course Unit of Supervised Teaching Practice (PES) integrated in the Master Degree of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education (1.º CEB) and 2nd Cycle of Basic Education (2.º CEB). So, we will presente, and think over about some of the teaching-learning experiences applied, as well asreport the research work onut school manuals. In the 1st Cycle of Basic Education (1.º CEB)1.º CEB context, the pedagogical practice occurred in a 3rd grade Basic Education class. Concerning to the 2.º CEB, the teaching practice was made in three 5th grade of Basic Education classes and one of the 6th grade of Basic Education. During the educational activity, we always beared in mind the valorization of pedagogical lines which allows children to be autonomous, complete and participative citizens. So, the implemented strategies during the course of Supervised Teaching Practice (PES) are based onthe importance that we give to Discovery based in Learning Process (APD) as part of pedagogy of participation andsocio-constructivism, and we soughtthat students were active and interactive agents in their learning process. This promotion of a pedagogy of Action and, above all, the interaction that underlies the APD, results from understanding the importance of the development of skills such as critical thinking, problems solving and the application of knowledge in daily life situations (scientific literacy), as Curricular Guidelines (OC) propose. The investigation in the scope of school manual arose because they are privileged and recognized educational resources often used by people involved in educational contexts. The teachers use themas sources of information to prepare classes and students use them to study for tests/exams. We examined the speech and the proposed activities oftwo manuals, one of Physical Environment of 3rd grade of Basic Education and other of Natural Sciences of the 5th grade of Basic Education aiming to understand if they promoted the Learning Process based in Discovery, involving actively the students in their own learning process, which seems us necessary to achieve the purposes that Curricular Guidelines (OC) advocate. We concluded that the two analyzed books poorly promote APD, in particular in theirtexts, being better in terms of the activities they offer. However, the 5th grade manual is more APD promoter than the 3rd grade, in what concerns speech and activities terms.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Delmina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents