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Cuidadores informais de pessoas com demência - perceções e necessidades socioeducativas

Author(s): Monteiro, Carla Patrícia Preto

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/13909

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Cuidador informal; Necessidades socioeducativas; Apoio técnico/profissional; Demência; Educador social; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O número de pessoas com demência tem crescido exponencialmente o que implica a necessidade de prestação de cuidados. Os cuidados são maioritariamente informais, prestados essencialmente por elementos da família, em contexto domiciliário. Os cuidadores informais têm revelado várias necessidades decorrentes da prestação de cuidados, nomeadamente socioeducativas, as quais comprometem a sua qualidade de vida e consequentemente o bem-estar da pessoa cuidada. Neste estudo partimos da formulação da seguinte questão: como é que os cuidadores informais (com e sem apoio técnico/profissional) de pessoas com demência percecionam as suas necessidades socioeducativas? Em função desta questão, definimos os seguintes objetivos: conhecer as perceções e as necessidades socioeducativas dos cuidadores informais de pessoas com demência; identificar semelhanças e diferenças entre cuidadores informais com e sem apoio técnico/profissional relativamente às suas perceções e às necessidades socioeducativas; e reconhecer a importância do apoio técnico profissional para colmatar as necessidades socioeducativas do cuidador informal. O estudo realizado é de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, dirigida a onze participantes, cujo guião foi criado especificamente para o efeito. Os principais resultados revelam-nos que os cuidadores informais mantêm uma ligação direta com as pessoas com demência, maioritariamente são cônjuges ou filhas, sentindo-se as pessoas mais indicadas para assumir esse papel e as principais motivações estão relacionadas com sentimentos de obrigação/dever. Para os cuidadores participantes do nosso estudo, os aspetos positivos da tarefa de prestar cuidados estão associados, essencialmente, com o facto de cumprirem uma missão e os aspetos negativos estão relacionados com a sobrecarga social, emocional e física. Quanto às necessidades socioeducativas, os cuidadores revelam falta de tempo para se relacionarem com outras pessoas e reconhecem possuírem conhecimentos insuficientes para lidar com a pessoa com demência. Apenas quatro cuidadores usufruem de apoio técnico/profissional, pelo que percebemos este apoio é dirigido sobretudo para a pessoa com demência, mais do que para o próprio cuidador. Não conseguimos apurar diferenças significativas a nível das perceções e necessidades socioeducativas entre cuidadores com e sem apoio técnico/profissional.

The number of people with dementia has grown exponentially, implying the need for care. They are mostly having informal care provided by family members, in a home care context. Informal caregivers have revealed various needs arising from the provision of care, educational, which is undertaken in particular related to their quality of life and consequently the well-being of the person cared for. In this investigation, we started for formulating the following question: How do the informal caregivers (with and without technical support / professional) of people with dementia perceive their social and educational needs? In this function, we define the following objectives: meet the perceptions and educational needs of informal caregivers of people with dementia; identify similarities and differences between informal caregivers with and without technical / professional support; recognize the importance of professional technical support to address the educational needs of the informal caregiver. The study is qualitative in nature, using the data collection method of using semi-structured interviews, carried out by eleven participants, where the questions were created specifically for this purpose. The main results show that informal caregivers maintain a direct link with people with dementia, mostly they are spouses or daughters, suggesting that these are the people best suited to take on this role and the main motivations are related to feelings of obligation / duty. For caregivers in our study, the positive aspects of the task of care are associated essentially with the fact that they fulfill the mission and the negative aspects are related to the social, emotional and physical overload. With regard to educational needs, the caregivers reveal a lack of time to socialize with other people and acknowledge having insufficient knowledge to deal with the person with dementia. Only four caregivers enjoy technical / professional support, for which it is perceived that this support is directed to the person with dementia rather than their own caregiver. We could not ascertain significant differences at the level of perceptions and educational needs among caregivers with and without technical / professional support.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Graça
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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