Document details

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Author(s): Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/13964

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Musical; Pedagogia musical ativa; Abordagem Orff-Schulwerk; Percussão corporal e movimento/dança; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Partindo do modelo de Investigação-Ação, o desenvolvimento de atividades/estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa, com especial foco na abordagem Orff-Schulwerk, evidenciaram que atividades musicais baseadas na percussão corporal e no movimento/dança se revestem de efeitos bastante positivos no ensino-aprendizagem em Educação Musical, fortalecendo, assim, o desenvolvimento das competências previstas para esta disciplina no quadro do Currículo Nacional do Ensino Básico.

The present report is the result of the experience of Supervised Teaching Practice in the 1st, 2nd and 3rd Basic Education Cycles, carried during the academic year of 2014/2015, integrated on the Masters Degree in Teaching Music Education in Basic School. Following the methodological research-action investigation, the development of activities/strategies grounded on active musical pedagogy approaches, with special on Orff-Schulwerk approach, demonstrate that musical activities based on body percussion and movement/dance show quite positive effects on teaching/learning in Musical Education, strengthening the development of foresee skills for this subject in Nacional Curriculum for the Basic School.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cunha, João Cristiano Rodrigues
Contributor(s) Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents