Document details

Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios

Author(s): Carvalho, Maria José ; Buchmann, Carolina ; Gonçalves, Celina

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14170

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Atributos; Qualidade do serviço; Satisfação; Fitness; Género


Description

O estudo teve como objetivo conhecer a perceção dos atributos da qualidade do serviço e da satisfação segundo o sexo. Foram recolhidos dados, em duas academias na cidade de Porto Alegre no Brasil, com o instrumento SERVPERF para os atributos da qualidade do serviço e o modelo de Henning-Thurau para a satisfação, ambos medidos numa escala tipo-Likert 5-pontos. A amostra foi constituída por 298 mulheres e 253 homens, na sua maioria da faixa-etária dos 21 aos 29 anos e solteiros. A análise foi realizada com software SPSS Statistics e efetuou-se análise descritiva e comparativa. Utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Destaque-se que existem diferenças significativas na percepção das dimensões tangibili- dade do serviço, responsabilidade e segurança entre sexos. Sendo que as mulheres têm uma percepção positiva mais elevada de qualidade que os homens. Contudo, são estes que estão há mais tempo na prática e fazem mais visitas frequentes à academia. Assim, os resultados sugerem que se deve trabalhar a relação dos Rh ́s com as mulheres para que estas se mantenham mais tempo e façam visitas frequentes ao clube e se dê maior foco à satisfação do geral dos sócios.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Carvalho, Maria José; Buchmann, Carolina; Gonçalves, Celina
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents