Author(s): Merhy, Stephanie Berón
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14242
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Empreendedorismo; Género; Rendimento; continentes
Author(s): Merhy, Stephanie Berón
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14242
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Empreendedorismo; Género; Rendimento; continentes
Mestrado APNOR, com dupla diplomação com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná
O empreendedorismo é um fenómeno global de grande interesse económico e científico sendo muitos os conceitos e interpretações que podem ser considerados para o estudo do fenómeno. Por exemplo, a realização de uma análise que considere a atuação das mulheres em atividades empreendedoras e que observe as diferenças entre os géneros contribui para uma melhor compreensão do fenómeno como um todo. Assim como considerar o empreendedorismo em economias com diferentes níveis de rendimento e localizadas em diferentes continentes. Com isso, o presente trabalho de investigação tem como objetivo identificar e quantificar os fatores que influenciam o empreendedorismo, por género, em países localizados em diferentes continentes e com diferentes níveis de rendimentos, tentando perceber quais os principais desafios enfrentados durante a atividade empreendedora em diferentes contextos. Para a realização das análises foram estudadas 107 economias – divididas pelos cinco continentes e de acordo com os seus níveis de rendimento – utilizando dados secundários que se encontram disponíveis publicamente e são provenientes do Global Entrepreneurship Monitor e do Banco Mundial. Para essas economias, ao longo de 9 anos, foi aplicada a metodologia econométrica de dados em painel precedida por uma análise descritiva que permitiu perceber como se distribui – por género – a taxa de atividade empreendedora nas economias em estudo. Verificou-se que a atividade empreendedora é distinta consoante o género, o nível de rendimento da economia e a sua localização geográfica. Através da análise de dados de painel foi possível identificar e quantificar os fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o envolvimento, de cada um dos géneros, em particular as mulheres, em atividades empreendedoras. Os resultados apresentam conhecimentos que podem ser utilizados para uma melhor compreensão do empreendedorismo como um todo, assim como quais medidas podem ser implementadas para estimular o fenómeno, por género, em países que apresentam diferentes realidades e contextos.
Entrepreneurship is a global phenomenon of great economic and scientific interest and many concepts and interpretations can be considered for the study of the phenomenon. For example, conducting an analysis that considers the performance of women in entrepreneurial activities and observing gender differences contributes to a better understanding of the phenomenon as a whole. As well as considering entrepreneurship in economies with different levels of income and located in different continents. This research aims at identifying and quantifying factors that influence entrepreneurship, by gender, in countries located in different continents and with different levels of income, trying to understand the main challenges faced during the entrepreneurial activity in different contexts. In order to carry out the analyzes, 107 economies – divided by the five continents and according to their levels of income – were studied using secondary data that are publicly available from the Global Entrepreneurship Monitor and the World Bank. For these economies, over 9 years, the econometric methodology of panel data was applied preceded by a descriptive analysis that allowed to perceive how the rate of entrepreneurial activity in the economies under study was distributed by gender. It was verified that the entrepreneurial activity is different according to the gender, the income level of the economy and its geographical location. Through the analysis of panel data, it was possible to identify and quantify the factors that influence, in a positive or negative way, the involvement of each gender, particularly women, in entrepreneurial activities. The results present knowledge that can be used to better understand entrepreneurship as a whole, as well as what policies and measures can be implemented to stimulate the phenomenon, by gender, in countries that present different realities and contexts.