Author(s): Martins, Cristina ; Guerreiro, António
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14988
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Avaliação; Comunicação; Práticas letivas; Aula de matemática
Author(s): Martins, Cristina ; Guerreiro, António
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14988
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Avaliação; Comunicação; Práticas letivas; Aula de matemática
A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.
Assessment and communication are two fundamental processes in the teachers' practices. But in what way do teachers consciously and intentionally relate them in the classroom? This issue has led us to develop an analysis whose main goal is to understand the relations arising between assessment and communication in the practices of mathematics teachers. We present an ongoing investigation and the results of the interviews with two participants. It is possible to advance that the kind of teaching advocated in class conditions both communication and the assessment implemented, and the way the teachers interrelate these processes.