Document details

Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática

Author(s): Martins, Cristina ; Guerreiro, António

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/14988

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Avaliação; Comunicação; Práticas letivas; Aula de matemática


Description

A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.

Assessment and communication are two fundamental processes in the teachers' practices. But in what way do teachers consciously and intentionally relate them in the classroom? This issue has led us to develop an analysis whose main goal is to understand the relations arising between assessment and communication in the practices of mathematics teachers. We present an ongoing investigation and the results of the interviews with two participants. It is possible to advance that the kind of teaching advocated in class conditions both communication and the assessment implemented, and the way the teachers interrelate these processes.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo