Document details

Aprendizagem cooperativa: Aplicação do método graffiti cooperativo e jigsaw com alunos do 5º ano de escolaridade

Author(s): Sá, Dora Maria Barroso ; Pires, Delmina

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/15794

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Aprendizagem cooperativa


Description

O estudo baseia-se nos fundamentos da aprendizagem cooperativa, em que se consideram os pressupostos teóricos de Vygotsky e de Bruner, e centra-se na implementação dos métodos Graffiti cooperativo e Jigsaw em aulas de Ciências Naturais numa turma do 5.º ano de escolaridade. Com a aplicação destes métodos pretendia-se, em paralelo, favorecer o desenvolvimento de competências académicas e sociais nos alunos, tal como as Orientações Curriculares para o ensino básico recomendam. Os resultados obtidos nos graffitis produzidos, que apresentaremos, mostram que os alunos realizaram as aprendizagens pretendidas, bem como evidenciam a sua motivação para esta forma de aprender, em grupo cooperativo.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo