Document details

Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula

Author(s): Baía, Isename Makeba de Sousa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/15929

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Perceção dos professores sobre o trabalho de grupo; Aprendizagem cooperativa; Significado do trabalho de grupo; Vantagens do trabalho de grupo; Desvantagens do trabalho de grupo; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais


Description

O trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.

O trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Cristina
Contributor(s) Baía, Isename Makeba de Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents