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MOOC e b-Learning: aliados por um mestrado a distância

Author(s): Gonçalves, Bruno F. ; Gonçalves, Vitor

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/17631

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): e-Learning; b-Learning; Massive Open Online Courses; Aprendizagem aberta.


Description

As TIC no contexto da educação e da formação têm vindo a impulsionar o aparecimento de novas formas de aquisição de informação e novos modos de integração dessa informação para gerar conhecimento e aprendizagem. Na presente década, muito do conhecimento que o aluno adquire pode ocorrer na interação com os novos media e as TIC, mais propriamente a Internet. O e-Learning é um exemplo da aplicação dessas tecnologias, que permite a interação com os conteúdos de aprendizagem e com os parceiros de aprendizagem, tal como os Massive Open Online Courses, que correspondem a uma modalidade de distribuição massiva de cursos online, em acesso aberto. Desde que asseguradas as questões das competências digitais dos professores e alunos, dos acessos às tecnologias e dos conteúdos adequados, consideramos que uma estratégia de e-Learning é condicionada por dois fatores principais: a) o tipo de público-alvo; e b) o tipo de programas de ensino e formação. À primeira vista um curso de mestrado poderá enquadrar-se nesta estratégia de educação à distância. No ano letivo de 2012/2013, o mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança registou uma redução muito significativa no número de alunos inscritos. Serão as constrições geográficas e temporais do modelo de ensino e aprendizagem presencial os motivos deste decréscimo acentuado? Poderão as tecnologias educativas contribuir para inverter esta situação? Que modalidades de aprendizagem a distância serão mais adequadas? Que mudanças deverão ocorrer? De modo a encontrarem-se respostas que contribuam para minimizar a situação referida, o presente poster baseia-se na apresentação dos principais resultados de um inquérito por questionário, que teve como principal objetivo avaliar a possibilidade do mestrado em TIC na Educação e Formação funcionar numa modalidade de educação a distância suportada por tecnologias de e-Learning, tendo-se proposto a modalidade de b-Learning. Paralelamente, é sugerida também a modalidade Massive Open Online Courses enquanto forma de aprendizagem aberta e de captação de alunos, oferecendo online e gratuitamente algumas das unidades curriculares do mestrado.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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