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Satisfação e lealdade dos turistas: ilha do Sal, Santiago, BoaVista e São Vicente

Author(s): Vieira, Helícia Katlene Lima

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/17742

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Turismo; Cabo Verde; Satisfação; Lealdade; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Mestrado APNOR

Devido ao peso que o Turismo acarreta para o arquipélago, como sendo este o sector assumido como prioritário e de um fator de desenvolvimento para o país, uma vez que representa cerca de 20% do PIB do país, caracterizando-se como a principal fonte de rendimento do arquipélago (INE, 2016). Neste contexto, o principal objetivo do presente estudo assenta em analisar a Satisfação e a Lealdade dos Turistas que se deslocaram às Ilhas do Sal, Santiago, Boa Vista e São Vicente, pertencentes ao arquipélago de Cabo Verde. Para tal, recorreu-se a uma investigação quantitativa recolhendo os dados através de um inquérito por questionário aplicado a 412 turistas. Após a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os turistas se encontram, de uma forma global, muito satisfeitos com a ilha, com a qualidade da ilha como destino de férias, com a qualidade da ilha enquanto destino de férias tendo em conta o último destino e a simpatia das pessoas. Embora com uma satisfação mais baixa, os turistas mostraram-se satisfeitos com a segurança, as condições ambientais, a qualidade de vida e o lazer proporcionados nas ilhas da Boavista, Sal, São Vicente e Santiago. Ainda, pôde observar-se que os turistas que se deslocaram ao arquipélago encontram-se globalmente satisfeitos, existem evidências estatísticas significativas para afirmar que os turistas são leais, como também existe uma relação direta e positiva entre a satisfação e a lealdade. Confirmou-se, ainda, uma relação direta e positiva entre os itens da satisfação e a satisfação global e entre os itens da lealdade e a lealdade global. Verificou-se a existência de diferenças por ilha relativamente ao grau de satisfação e à lealdade.

Due to the importance of tourism to the archipelago, this is the sector considered a priority and a development factor for the country, since it accounts for around 20% of the country's GDP, and is the main source of tourism of the archipelago (INE, 2016). In this context, the main objective of the present study is to analyse the Satisfaction and Loyalty of the Tourists who travelled to the islands of Sal, Santiago, Boa Vista and São Vicente, belonging to the Cape Verde archipelago. To that end, a quantitative research was applied to collect the data through a questionnaire survey applied to 412 tourists. After analysing the results obtained, it was possible to verify that tourists are, on a global basis, very satisfied with the island, with the quality of the island as a holiday destination, with the quality of the island as a holiday destination taking into account the last destination and the sympathy of people. Although with lower satisfaction, tourists were satisfied with the safety, environmental conditions, quality of life and leisure provided by the islands. In addition, it can be observed that the tourists who travelled to the archipelago are globally satisfied, there is statistically significant evidence to affirm that tourists are loyal, but there is also a direct and positive relationship between satisfaction and loyalty. It was also confirmed a direct and positive relationship between satisfaction and global satisfaction items and between loyalty and global loyalty items. There were differences in the island's level of satisfaction and loyalty.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Paula O.
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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