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Avaliação de Empresas não Financeiras não Cotadas em Bolsa

Author(s): Lopes, Valdir Rocha Duarte

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/17745

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Avaliação de empresas; FCF; MVA; CVA; Empresas não cotadas; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Mestrado APNOR

A avaliação de Empresas tem sido uma preocupação constante dos gestores, detentores do capital e demais “stakeholders”, podendo satisfazer vários objetivos. No presente trabalho pretende-se descrever alguns dos métodos de avaliação de empresas, com o propósito de indicar os mais adequados para encontrar o valor real de uma empresa e fazer a aplicação prática em três estudos de caso. Após uma sucinta revisão da literatura, particularmente adequada à avaliação de Empresas não cotadas, considera-se que os métodos FCF – Free Cash Flow, MVA – Marked Value Added e CVA – Cash Value Added são os que refletem o valor mais apropriado das três empresas avaliadas. Sendo assim, de acordo com os resultados obtidos, constatou-se que o método do FCF sobreavalia os capitais próprios das empresas E1 e E3 e subavalia os da empresa E2. Quanto ao método MVA este subavalia os capitais próprios de todas as empresas avaliadas. Pelo método CVA os capitais próprios das empresas E1 e E2 são subavaliados e sobreavaliados para a empresa E3. Apesar da empresa E1 ter um volume de negócios e total de ativo significativamente superior à E3, pelo método CVA, quer o valor do ativo (valor total da empresa) quer dos capitais próprios da empresa E3 é superior aos da E1. Estes resultados indiciam que o método CVA valoriza as empresas que apresentem maior taxa de crescimento, maior rentabilidade das vendas e custo médio do capital mais elevado, uma vez que assume este como taxa de remuneração das amortizações económicas, em vez das contabilísticas e é usado como taxa de atualização dos cash-flows (como proxy da remuneração dos capitais investidos).

The evaluation of companies has been a constant concern of managers, shareholders and other stakeholders, and can meet several objectives. In the present work we intend to describe some of the methods of evaluation of companies, with the purpose of indicating the most suitable ones to find the real value of a company and to make the practical application in three case studies. After a short review of the literature, particularly suitable for the evaluation of Unlisted Companies, the FCF - Free Cash Flow, MVA - Marked Value Added and CVA - Cash Value Added methods are considered to reflect the most appropriate value of the three companies evaluated. Thus, according to the results obtained, it was found that the FCF method overestimated the equity of companies E1 and E3 and undervalued those of company E2. As for the MVA method, this method undervalue the equity of all the companies under analysis. Under the CVA method, the equity of companies E1 and E2 are undervalued and overvalued for company E3. Although the company E1 has a turnover and total assets significantly higher than E3 by the CVA method, both the value of the asset (total value of the company) and equity of company E3 is higher than E1. These results indicate that the CVA method values companies that present higher growth rates, higher profitability of sales and higher average cost of capital, since it assumes this as a rate of return on economic depreciation, instead of accounting, and is used as cash-flows (as a proxy for the remuneration of invested capital).

La evaluación de Empresas ha sido una preocupación constante de los gestores, poseedores del capital y demás "stakeholders", pudiendo satisfacer varios objetivos. En el presente trabajo se pretende describir algunos de los métodos de evaluación de empresas, con el propósito de indicar los más adecuados para encontrar el valor real de una empresa y hacer la aplicación práctica en tres estudios de caso. Después de una sucinta revisión de la literatura, particularmente adecuada a la evaluación de Empresas no cotizadas, se considera que los métodos FCF - Cash Cash Flow, MVA - Marked Value Added y CVA - Cash Value Added son los que reflejan el valor más apropiado de las tres empresas evaluadas. Por lo tanto, de acuerdo con los resultados obtenidos, se constató que el método del FCF sobrevaloraba los capitales propios de las empresas E1 y E3 y subestima los de la empresa E2. En cuanto al método MVA, éste subvalúa los capitales propios de todas las empresas evaluadas. Por el método CVA los capitales propios de las empresas E1 y E2 son infravalorados y sobrevalorados para la empresa E3. A pesar de que la empresa E1 tiene un volumen de negocios y un total de activo significativamente superior a la E3, por el método CVA, tanto el valor del activo (valor total de la empresa) o de los capitales propios de la empresa E3 es superior a los de la E1. Estos resultados indican que el método CVA valoriza a las empresas que presentan una mayor tasa de crecimiento, mayor rentabilidad de las ventas y un coste medio del capital más elevado, ya que asume este tipo de retribución de las amortizaciones económicas en lugar de las contables y se utiliza como tasa de actualización de los flujos de efectivo (como proxy de la remuneración de los capitales invertidos).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monte, Ana Paula; Fernandes, António B.
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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