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Burnout e perceção da qualidade em serviços prestados por trabalhadores de equipas educativas em instituições de acolhimento de crianças e jovens

Author(s): Ferreira, Hélder Pires

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/19315

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Burnout; Exaustão emocional; Despersonalização; Realização pessoal; Satisfação profissional; Qualidade da prestação de cuidados; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O burnout surge claramente associado a problemas de ordem laboral, como por exemplo fracos recursos, insegurança no contexto ocupacional e outras perturbações que advêm dos riscos psicossociais relacionados com o mundo do trabalho. A profissão dos educadores em instituições de acolhimento é alvo de desgaste por parte destes, devido à grande dificuldade em lidar com crianças e jovens, com um passado delicado, repleto de problemas, comportamentos agressivos e falta de suporte familiar, tornando-se numa tarefa diária árdua. Seguindo esta linha de raciocínio o presente estudo tem por objetivo analisar o burnout e a perceção da qualidade dos serviços prestados por trabalhadores de equipas educativas em instituições de acolhimento de crianças e jovens. O objeto de estudo vai recair sobre uma amostra de trabalhadores que desempenham funções em casas de acolhimento de crianças e jovens do distrito de Bragança. Participaram neste estudo 105 trabalhadores desde ajudantes de ação educativa e equipas técnicas de casas de acolhimento do distrito de Bragança num total de 8 casas de acolhimento. Os resultados revelaram baixa ocorrência de Exaustão Emocional e Despersonalização, ocorrendo médias elevados em relação à Realização Pessoal; bem como uma Satisfação Profissional muita boa relativamente à Politica dos Recursos Humanos, à Moral, à Qualidade da Prestação de Cuidados e à Melhoria continua da Qualidade; uma Satisfação Profissional boa relativamente aos Recursos Tecnológicos; e uma tendência elevada para uma Satisfação Global. Os resultados revelaram ainda um grau de satisfação elevado relativamente à instituição atual. Foram ainda encontradas diferenças no burnout e na Satisfação Profissional em função da faixa etária, das habilitações académicas; do tipo de turnos, do tipo de contrato e em função de trabalhar ao fim-de-semana. Este conjunto de resultados confirma que diferentes fatores sociodemográficos e socioprofissionais estão relacionados com diferentes graus de burnout e de Satisfação Profissional.

The burnout syndrome is clearly associated to working problems, such as lack of resources, insecurity in the occupational field and other disorders caused by the psychosocial risks related to the world of work. Being an educator in childcare institutions is wearing, mainly due to the difficulty of dealing with children and youngsters from a delicate background, a past full of problems, aggressive behaviours and lack of familiar support, which makes it a hard daily task. This study aims at analysing burnout and the perception of the quality of services provided by educational teams in childcare institutions of children and youngsters. The object of study is a sample of people working for childcare institutions of children and youngsters in the district of Braganza. 105 workers, from 8 different childcare institutions, participated in this study, from employees, general staff to the technical teams in for childcare institutions of children and youngsters in the district of Braganza. Survey results revealed a low occurrence of Emotional Exhaustion and Depersonalization and a frequent occurrence of Self Fulfilment; as well as a tendency to a very good Professional Satisfaction in relation to the Policy of Human Resources; the Morals; The Quality of Service Provision and the continuous Improvement of Quality. Results also revealed a tendency to have a positive Professional Satisfaction towards Technological Resources and an inclination for a likely Global Satisfaction. Results also provided evidence of high degree of satisfaction towards the present institution. Differences were noticed as far as burnout and Professional Satisfaction are concerned, according to age; academic qualifications; type of working shifts; type of employment contract and also working weekends. The results validate that different sociodemographic and socioprofessional conditions are related to different levels of burnout and Professional Satisfaction.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Paula O.; Pereira, Ana Paula Sismeiro
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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