Author(s):
Pimentel, Maria Helena ; Monteiro, Adriana Morais ; Pereira, Fernando A.
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/21157
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Cuidados continuados integrados; Satisfação do cliente; Escala de avaliação da satisfação
Description
Avaliar o nível de satisfação dos clientes das unidades de cuidados continuados integrados do Distrito de Vila Real e estudar os fatores que influenciam essa satisfação.Estudo é quantitativo e transversal; amostra de 90 clientes internados em sete UMDR e ULDM no Distrito de Vila Real. Aplicou-se questionário sociodemográfico e a Escala de Satisfação dos Utentes das Unidades de Cuidados Continuados Integrados adaptada da Escala de Satisfação dos Clientes de Estruturas Residenciais para Idosos dos autores Falcão et al (2015).Variáveis independentes: idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, visitas regulares de familiares/amigos, tempo de internamento, diagnóstico de referenciação, capacidade de resposta da organização, empatia com os colaboradores, fatores ambientais e estruturais, informação e envolvimento na decisão e atividades ocupacionais e a tipologia de internamento. As variáveis dependentes são o nível de satisfação dos utentes/clientes e respetivas dimensões. Para as 20 questões da escala usou-se uma escala tipo Likert de 5 pontos, desde o “Nada Satisfeito” (1) até ao “Totalmente Satisfeito” (5). A redução fatorial com três dimensões, explica 66,18% da variância, α de Cronbach = 0.936, KMO de 0.889 e o teste de esfericidade Barttlet muito significativo (qui-quadrado = 1201.02; p<0.001).