Document details

Produtos alimentares tradicionais: hábitos de compra e consumo do mel

Author(s): Ribeiro, Maria Isabel ; Matos, Alda ; Almeida, Armandina dos Santos ; Fonseca, Arminda ; Fernandes, Belmiro ; Mota, Carla ; Gonçalves, Engrácia ; Garcia, Elga ; Pereira, Etelvina ; Garção, Hélder ; Guedes, Helena ; Rodrigues, Manuel A. ; Neto, Margarida ; Abreu, Ricardo

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/2281

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Apicultura; Estudo de mercado; Mel; Perfil do consumidor; Beekeeping; Consumer’s profile; Honey; Market research


Description

Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de consumo e compra. Foi elaborado um estudo quantitativo que teve como base a construção de um questionário, que foi aplicado a 172 indivíduos do Distrito de Bragança. Através da análise descritiva dos dados faz-se a caracterização da amostra e descrevem-se os hábitos de consumo e compra do mel. Participaram neste estudo 172 indivíduos, dos quais 41,9% são do sexo masculino e 58,1% são do sexo feminino. Verificou-se que a esmagadora maioria é consumidor de mel (94,8%), prefere o mel da região porque está mais disponível, é mais saboroso e tem qualidade (70,9%). A principal forma de utilização do mel é combinado com outros alimentos (60,5%), o local preferido para a sua compra é junto do produtor (51,7%) e o factor que mais pesa na decisão de compra é o paladar (52,3%). To determine the honey consumer’s profile and to describe your purchase and consume habits are the objectives of this study. A cross-sectional survey was carried out in a probabilistic sample including 172 individuals of the Braganza region population. After, data descriptive analyses is done characterization of the sample and are described purchase and consume habits of the inquiry. In this study participated 172 individuals, of which 41,9% are male and 58,1% are female. It was verified that the smashing majority is honey consumer (94,8%), they prefer the national honey because it is more available, it is tastier, it is quality and it is trustworthy (70,9%). The main form honey use is mixed with other foods (60,5%), the favorite place for the honey purchase is near the producer (51,7%) and the factor that more it weighs in the purchase decision this product is the palate (52,3%).

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents