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Perfil, hábitos e atitudes do consumidor de carne mirandesa DOP

Author(s): Oliveira, Edite Manuela Santos

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/2600

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Carne mirandesa; Economia local; Produtos tradicionais; Mirandesa meat; Local economy; Traditional products


Description

O objectivo deste estudo é conhecer o perfil, os hábitos e as atitudes dos consumidores da carne mirandesa DOP, a fim de melhor responder às necessidades, aos gostos e aos hábitos destes mesmos consumidores. A partir desta investigação conseguiremos determinar o grau de influência de características, designadamente, pessoais, sociais, geográficas e económicas, na decisão de compra deste produto e verificar a existência de diferenças de atitudes e comportamentos entre grupos no que diz respeito ao consumo deste produto. A investigação prosseguiu com a aplicação directa dos questionários (165 questionários) aos consumidores de carne mirandesa DOP em diferentes locais de venda desta carne (Bragança, Chaves, Porto) desde Fevereiro de 2009 a Novembro de 2009. Dos inquiridos (pertencentes ao distrito de Bragança, Chaves e Porto) 65% têm idades compreendidas entre os 49 e os 79 anos, 29% possuem como nível de escolaridade o ensino secundário e 20% apresentam um rendimento apreciável (rendimento líquido mensal, em média, do agregado familiar de 1350 e 1800 euros). Nos agregados familiares dos inquiridos (com um mínimo 1 pessoa e um máximo 6 pessoas) maioritariamente é a mulher a responsável pela compra e pela confecção de produtos alimentares, sendo a maioria das compras feita semanalmente. De entre os respondentes 69% frequentam restaurantes num mês entre 1 a 3 vezes, destes, 61% frequentam restaurantes que servem carne mirandesa. Os três aspectos que diferenciam positivamente a carne Mirandesa são a tenrura (28%), a suculência (23%) e o sabor (21%). Para os respondentes a diferença média de preço entre a carne Mirandesa e carne de bovino convencional, situa-se entre 2 e 5 euros e a sua predisposição de compra de pré-cozinhados com carne Mirandesa é de 53%. The present study aims to know the profile, habits and attitudes of the consumers of Mirandesa DOP meat, in order to better understand the needs, preferences and habits of the same consumers. With this investigation we will be able to calculate the influence level of some characteristics, namely the personal, social, geographical and economic ones, in the purchase options of this product, as well as check if there is a difference in the attitudes and behaviours among groups on what concerns the consumption of that product. The investigation was based on a survey (165 questionnaires) applied to the consumers of Mirandesa DOP meat in different commercial areas (Bragança, Chaves, Porto) from February 2009 to November 2009. Sixty five per cent of the questioned were between 49 and 79 years old, 29% finished secondary education and 20% enjoy a reasonable income (average monthly income of the household between 1350 to 1800 euros). Among the surveyed households (minimum 1 person to a maximum of 6) the purchase and preparation of food supplies is mostly assumed by the woman who usually purchases the meat on a weekly basis. Among the questioned, 69% go to a restaurant between once to thrice a month, while 61% of those choose eateries where Mirandesa meat is served. The three main highlights of this type of meat are its tenderness (28%), juice (23%) and flavor (21%). For the surveyed the average price difference between this type of meat and conventional beef, is between 2 to 45 euros and their willingness to purchase Mirandesa meat pre-cooked products is 53%.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Maria Isabel; Nobre, Sílvia; Sousa, Fernando Ruivo de
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
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