Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Almeida, Filomena

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/3434

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação de infância; Investigação-acção; Pedagogia participativa


Description

Neste relatório apresenta-se o processo de reconstrução do modo de acção de uma educadora de infância que, através da metodologia de trabalho projecto procura aceder à construção cooperada dos saberes e à emergência do currículo em educação de infância. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa, tendo seguido a investigação-acção como linha orientadora, através da qual se procurou desenvolver uma acção educativa sustentada nos interesses da criança, envolvendo-a em processos de observação, questionamento, reflexão e resolução de problemas, bem como a valorização das dimensões curriculares da pedagogia da infância - espaço, tempo, interacções, observação/planificação/documentação -, como alicerces da criança activa e como focos de inspiração na emergência dos interesses. O trabalho de projecto alicerçou-se na cultura, implicando as famílias das crianças e a comunidade onde se encontravam inseridos. O processo desenvolvido foi avaliado através da utilização de instrumentos de apoio como o Perfil de Implementação do Projecto (High/Scope Educational Research Foundation, 1989) e a Escala das Oportunidades Educativas da Criança (Bertram & Pascal, 2009). Para a apresentação dos dados, utilizou-se um processo descritivo e interpretativo dos projectos desenvolvidos. Os resultados parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projecto valoriza a acção da criança e a construção de aprendizagens transdisciplinares e cooperativas.This report presents the way of action reconstruction process of a kindergarten teacher that through the work project methodology pursues a framework of knowledge and the design of a curriculum in early childhood education. The work had as methodological support a qualitative approach following a action research methodology as guideline to achieve the development of an educative action supported in the child interests, through observation processes, questioning, thinking and problem solving, as well as the value of childhood pedagogy curricula dimensions – space, time, interactions, observation / planning / documentation, as main support of an active child and promoting the emerging interests. The project wok had as main issues the culture, involving the child families and the community. The work was evaluated by support documents like Program Implementation Profile (High/Scope Educational Research Foundation, 1989) and The child Involvement Scale (Bertram & Pascal, 2009). Data are presented in a descriptive and interpretative process. The results show that the work methodology values the child action and the multidisciplinary and cooperative learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo