Author(s): Castro, Paula Cristina Reis
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4320
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Author(s): Castro, Paula Cristina Reis
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4320
Origin: Biblioteca Digital do IPB
O relatório apresentado pretende refletir a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada em contexto de pré-escolar e de 1º CEB, pretendendo seguir uma pedagogia participativa. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresentamos a contextualização dos mesmos. Os dados apresentados neste documento foram possíveis pela recolha de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar a observação e escuta feita às crianças, num processo ativo de aprendizagem. A descrição das experiências de aprendizagem, assumiram uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre as crianças, educadoras/professoras, famílias e comunidade. Neste processo formativo destacamos a necessidade de refletir e envolver todos os intervenientes da ação num processo de corresponsabilidade. The report is intended to reflect the educational activities developed under Supervised Teaching Practice in the context of pre-school and 1st CEB, it intends to follow a participative pedagogy. In order to understand the pedagogical assumptions upheld by the institutions and the heterogeneity of the groups, we present the context of the same. The data presented herein was made possible by the collection of written and pictorial records and intends to highlight the full observation made to children, as part of an active learning process. The description of the learning experiences were made according to a pedagogical integrative approach, active and relevant, meeting the needs and interests of the children. The educational practice was developed to involve the participation and consequent interaction and collaboration between children, educators/teachers, families and community. In this formative process we emphasis the need to reflect and involve all the participants in a co-responsible process.