Document details

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Author(s): Santos, Leonor ; Moreira, Darlinda ; Menezes, Luís ; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de ; Ponte, João Pedro ; Martins, Cristina ; Guerreiro, António ; Cunha, Helena ; Duarte, José ; Martinho, Helena ; Pinto, Hélia ; Menino, Hugo ; Varandas, José Manuel ; Veia, Luciano ; Viseu, Floriano

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5423

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Conhecimento profissional do professor; Atitudes dos alunos; Conhecimento dos alunos em realação à Matemática; Expectativas do professor face aos alunos


Description

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.

Document Type Research article
Language Portuguese
Contributor(s) Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, Floriano
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents