Author(s):
Santos, Leonor ; Moreira, Darlinda ; Menezes, Luís ; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de ; Ponte, João Pedro ; Martins, Cristina ; Guerreiro, António ; Cunha, Helena Filipa Carvalho ; Duarte, José ; Martinho, Helena ; Pinto, Hélia ; Menino, Hugo ; Varandas, José Manuel ; Veia, Luciano ; Viseu, Floriano
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5423
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Conhecimento profissional do professor; Atitudes dos alunos; Conhecimento dos alunos em realação à Matemática; Expectativas do professor face aos alunos
Description
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.