Document details

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Author(s): Santos, Leonor ; Moreira, Darlinda ; Menezes, Luís ; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de ; Ponte, João Pedro ; Martins, Cristina ; Guerreiro, António ; Cunha, Helena Filipa Carvalho ; Duarte, José ; Martinho, Helena ; Pinto, Hélia ; Menino, Hugo ; Varandas, José Manuel ; Veia, Luciano ; Viseu, Floriano

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5423

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Conhecimento profissional do professor; Atitudes dos alunos; Conhecimento dos alunos em realação à Matemática; Expectativas do professor face aos alunos


Description

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents