Author(s): Correia, Ricardo
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5841
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Marketing turístico; Networks; Redes interorganizacionais; Acção colectiva; Rota do vinho do Porto; Douro
Author(s): Correia, Ricardo
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5841
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Marketing turístico; Networks; Redes interorganizacionais; Acção colectiva; Rota do vinho do Porto; Douro
O espaço físico tem sido encarado como algo dado, uma realidade inalterável confinada a fronteiras irreversivelmente delimitadas que lhe confeririam um carácter de estabilidade. Este trabalho rejeita essa visão estática do espaço adoptando uma visão relacional do território para desta forma o considerar como uma realidade eminentemente relacional contemplando dinâmicas que conduzem à sua reconfiguração temporal. O território surge assim nesta investigação com características equiparadas às de uma organização que, com os seus recursos, actores e actividades, se pretende tornar mais dinâmica e atraente ao longo do tempo alcançando uma melhor posição na rede interorganizacional. Dentro do território, foi dado especial relevo à rede turística por se encontrar uma grande propensão entre as características desta indústria com as potencialidades de análise da network approach, abordagem tutora do estudo, pretendendo-se com a aplicação da mesma apurar os efeitos dinâmicos da modelação bidireccional existente entre a rede turística e o território onde esta se desenvolve. Na rede turística considerada estudou-se especificamente o turismo vitivinícola, recaindo um interesse significativo da pesquisa sobre fenómenos de acção colectiva materializados pela acção de uma rota de vinhos assim como os efeitos daí advindos para a rede turística e, por esta via, as dinâmicas imprimidas ao território. Em síntese, em termos científicos, esta dissertação, centrando-se nas influências recíprocas das dinâmicas territoriais e turísticas numa perspectiva de rede, procura contribuir para o aprofundamento do conhecimento na área turística e territorial, apresentando uma clara componente interdisciplinar ao estabelecer uma ligação entre o marketing, a administração territorial, a acção colectiva e o turismo, com evidentes ganhos ao nível da gestão das organizações que actuam nestes domínios.