Document details

Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Sendim, Paula Joana Rodrigues

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6205

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Ensino Básico; Crianças; Participação ativa; Experiências de ensino-aprendizagem


Description

O presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto
Contributor(s) Sendim, Paula Joana Rodrigues
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents