Author(s): Santos, Sandra Cristina da Costa
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6913
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Harmonia; Timbre; Intervalos musicais; Teoria da música; Música
Author(s): Santos, Sandra Cristina da Costa
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6913
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Harmonia; Timbre; Intervalos musicais; Teoria da música; Música
O presente trabalho realiza uma analogia entre a importância de harmonia, timbre e espaço na criação musical, pois são conceitos que se revelam cada vez mais como a base da investigação de futuro no campo da música. Através do conhecimento cimentado nas tendências composicionais de Jonathan Harvey, são comparados os níveis de interpenetração entre estes três parâmetros na obra Madonna of Winter and Spring, estabelecendo relações que se articulam com a espiritualidade reclamada pelo compositor para as suas obras. Assim, a análise musical abrange diferentes formas de consolidar os elementos escritos, nomeadamente no que diz respeito aos materiais que serviram de base a criação. São por isso colocadas em causa várias questões do domínio da estética musical, comparando elementos relacionados com a electrónica e o mundo instrumental, para além de se provar a fusão de diferentes tendências estilisticas na obra do compositor. No entanto, pelo facto de Jonathan Harvey dedicar grande parte da sua obra desde a década de setenta a questões relacionadas com a transcendência, a análise extravaza o domínio científico para entrar no foro do dogmatismo do compositor que se suporta precisamente nos conceitos mais puros da elaboração da sua música. Realiza-se então um enquadramento entre essas questões e a linguagem musical para quem nelas não se revê. Significa isto que Madonna of Wlnter and Spring assenta os prismas colocados em análise sobre um princípio defendida pelo compositor como fundamental: o conceito de Ambiguidade Musical. Assim, após ser exposto e explicado todo o conteúdo abarcado por este tema e nele enquadrado os princípios de análise sobre a harmonia, o timbre e o espaço nesta obra, em comparação com elementos de outras criações. Finalmente são retiradas as conclusões referentes ao nível de inter-relação entre os três pilares da análise para a criação da obra, sendo ainda comparados com as funções a eles atribuídas pelo compositor no domínio do espírito.