Document details

Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário

Author(s): Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7124

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Redes; Bibliotecas; Trabalho colaborativo; Web 2.0


Description

O objetivo deste estudo consiste em avaliar de que forma as redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas podem contribuir para a melhoria das práticas na biblioteca escolar. Existindo pouca investigação em Portugal nesta área, não nos foi possível obter dados para estabelecer comparações ou cruzar informações com outros estudos. Como instrumento principal da recolha de dados, recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado aos coordenadores interconcelhios, professores bibliotecários e bibliotecários municipais das redes institucionalmente constituídas. Os principais resultados obtidos apontam para uma mais-valia destas redes no que diz respeito ao trabalho colaborativo, à partilha e ao sentido de pertença a uma comunidade de prática. Os resultados indicam, também, que apesar da valorização do portal concelhio e do catálogo coletivo pelos professores bibliotecários e pelos bibliotecários municipais, ainda não se rentabilizam todas as potencialidades e funcionalidades dos mesmos ao serviço dos utilizadores. Conscientes da importância das redes concelhias e interconcelhias na promoção da leitura e das literacias do século XXI, concluímos o estudo com algumas sugestões para a melhoria do funcionamento das mesmas e de um uso mais profícuo do portal concelhio e do catálogo coletivo. The aim of this study is to evaluate how public and school libraries, articulated within local networks, may contribute to improve and strengthen practices in school libraries. Since there is little research in this area in Portugal, we were unable to obtain data to compare and crosscheck the results with other studies. As the main instrument of data collection, we used a survey questionnaire applied to school teacher librarians, public librarians and RBE (Portuguese School Library Network) regional advisers and coordinators. The main results point to a great asset of these local library networks, behaving as real communities of practice. The results also indicate that, despite the appreciation shown by teacher librarians and public librarians of the portal and the collective catalogue, not all their pedagogical features and potential are placed at the service of users. Aware of the libraries networks value in promoting reading and 21st century literacies, the study concluded by pointing to some strategies for improving the performance of local library networks and for a more profitable use of the portal and the collective catalogue as Web 2.0 tools

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Vitor
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents