Author(s): Fernandes, Carla Patrícia Teixeira ; Gonçalves, Vitor
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7433
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): E-learning; SCORM; IMS learning design; LAMS; Objectos de aprendizagem
Author(s): Fernandes, Carla Patrícia Teixeira ; Gonçalves, Vitor
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7433
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): E-learning; SCORM; IMS learning design; LAMS; Objectos de aprendizagem
Os sistemas, tecnologias e modalidades de e-learning têm vindo a evoluir ao longo da última década. Actualmente, caminhamos para um modelo que desenvolve as competências do aluno de forma personalizada, como suporte ao ensino presencial ou de forma não presencial. As preocupações tecnológicas têm vindo a dar lugar a preocupações com os conteúdos e competências de aprendizagem. Por conseguinte, este trabalho consiste num estudo de caso, para avaliar a exploração de objectos de aprendizagem, construídos segundo as normas SCORM e IMS Learning Design, como complemento do ensino presencial. O estudo de caso incidiu sobre duas turmas do 9.º ano de escolaridade, na Escola Secundária Miguel Torga de Bragança. Na criação e exploração dos Objectos de Aprendizagem foram usadas principalmente as seguintes tecnologias: a plataforma Moodle para pacotes SCORM concebidos no Reload Editor e a Plataforma LAMS (Learning Activity Management System) para pacotes Learning Design.