Document details

Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Silva, Ana Cláudia Oliveira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7613

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Participação ativa; Experiências de aprendizagem; Early hhilhood; Primary School


Description

O presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents