Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Topa, Paula Margarida Esteves Pereira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7638

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Ensino do 1.º ciclo do ensino básico; Papel ativo da criança


Description

O relatório que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade em educação Pré-Escolar e com um grupo de crianças de sete e oito anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, para além de se fazer a contextualização das instituições e caraterizar o grupo das crianças, apresentam-se as experiências de aprendizagem que pensamos que poderão dar uma visão alargada da intervenção em cada um dos contextos. As atividades propostas sustentaram-se, sobretudo, numa abordagem interdisciplinar e integrada das diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, conforme os contextos. Tentamos, sempre, dar voz às crianças, por considerarmos que estas, se forem convidadas a participar, para além de poderem assumir um papel ativo no decorrer das aprendizagens, podem construir saberes cognitivos, pessoais e sociais. Os registos fotográficos e os discursos das crianças que apresentamos contextualizam e valorizam toda a nossa ação pedagógica. The report presented here was conducted within the Course of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's degree in Preschool Education and Teaching 1. First cycle of Basic Education. The practice was developed with a group of children aged three, four and five years in Preschool Education and a group of children aged seven and eight years in relation to 1. First cycle of Basic Education. In this report, in addition to making the background of the institutions and characterize the group of children, presents the learning experiences that we think will give a broad overview of the intervention in each context. Proposed activities supported themselves mainly in integrated and interdisciplinary approach of the different content areas or disciplines, according to the contexts. We tried to always give a voice to children, because we believe that these, if they are invited to participate, in addition to having an active role in the course of learning, knowledge building cognitive, social and personal. The photographic records and speeches of children who present context and value all our pedagogical action.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents