Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7668

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Articulação curricular; Aprendizagens integradoras; Participação ativa; Experiências de aprendizagem


Description

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, procura dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Os estágios realizados foram assumidos como uma etapa formativa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. Nesse sentido, o relatório de Prática de Ensino Supervisionada pretende documentar algumas das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os contextos. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíssem como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentámos sustentar a nossa prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Utiliza-se uma metodologia descritiva e interpretativa dos processos realizados, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação, diálogos, registos elaborados pelas crianças e fotografias que comprovam a participação ativa e o envolvimento no desenrolar de todo o processo decorrente da ação pedagógica. Os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos e significados. This report about Supervised Teaching Practice, seeks to inform about the educational action developed in the contexts of pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education within the master's degree of Education Pre-primary and primary in the 1st cycle of basic education. The phases realized were assumed as a crucial formative stage for our future professional performance. Accordingly, this report about Supervised Teaching Practice wants to document some of the experiences through the educational activity, in both contexts. Throughout the process, experiences were promoted which constituted as meaningful, diverse, inclusive, active and socializing apprenticeship. We tried to sustain our practice on action based apprenticeship, highlighting the role of the child and the adult assuming the role of supporter and facilitator. We use a descriptive and interpretive methodology of the performed processes, using observation, dialogues, records made by the children and photographs as instruments of data collection, which prove the active participation and involvement in the unfolding of the whole process due to the pedagogical action. The stages developed allowed us to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that influence the educational action and to find strategies that would lead children to construct their own knowledge and meaning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo