Document details

Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Author(s): Moreira, Cátia Daniela Martins

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7943

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico; experiências de Ensino e Aprendizagem


Description

O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança, para obtenção do grau de mestre em Educação do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e procura espelhar e refletir a prática pedagógica desenvolvida nos contextos 1.º ciclo e 2.ºciclos do Ensino Básico. Apresentam-se algumas experiências de ensino e aprendizagem realizadas no decorrer da prática educativa em ambos os contextos, nas quais valorizamos o aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento tendo o professor um papel de orientador. Utilizamos uma metodologia descritiva e interpretativa das situações de aprendizagem, recorrendo a dados que foram recolhidos através da observação, diálogos, registos elaborados pelos alunos e fotografias. Assumimos ao longo da nossa prática um caráter reflexivo, no sentido de conduzir ao encontro das melhores estratégias que levassem o aluno a construir o seu conhecimento. This report presented to the school of Education of the Polytechnic Institute was conducted witch the discipline of Supervised Teaching Practice of Master’s Degree in 1. And 2. Cycle of Basic Education and it demands to reflect the development of the pedagogical Practice at 1. and 2. Cycle of Basic Education. This report presents some experiences of teaching and learning performed darning the Educational practice in both contexts, in which we´ve valued the student as an active being in its knowledge construction and where the teacher´s had a more guidance role. We´ve used an interpretative and descriptive methodology of learning situations, using data that were collected throughout the observation, dialogues, records prepared by students and photographs. All along our practice we´ve assumed a reflexive character so we could lead the students to build their own knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Moreira, Cátia Daniela Martins
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo