Document details

Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.ºe 2.º ciclo do ensino básico

Author(s): Ribeiro, Cristiana Maria da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7956

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico; Experiências de ensino e aprendizagem


Description

O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento está dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro capítulo será apresentada uma contextualização das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, bem como dos grupos de alunos com os quais trabalhei. Esta prática foi realizada em escolas da rede pública, numa turma de 4.º ano e noutra do 5.º ano de escolaridade. O segundo capítulo apresenta cinco experiências de ensino e aprendizagem, realizadas nos dois ciclos para os quais este mestrado confere habilitação. Assim, começa-se com a apresentação da experiência de ensino e aprendizagem realizada no 1.º ciclo e seguem-se as experiências realizadas em cada uma das disciplinas do 2.º ciclo (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal). Cumprindo o estipulado no artigo 8.º do Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) para Cursos de Mestrado que conferem habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico, far-se-á uma reflexão crítica sobre as mesmas. Esta reflexão será sustentada na literatura científica, pedagógica e investigativa de referência bem como em dados da prática. Assim sendo, a propósito de cada uma das experiências apresentadas, dá-se ênfase às reflexões elaboradas relativamente aos acontecimentos significativos das aulas em questão. Com estas reflexões analisam-se as dificuldades sentidas por nós e pelos alunos, bem como os resultados das metodologias utilizadas. Estas aulas foram preparadas de acordo com os programas oficiais, implementando estratégias diversificadas. O principal objetivo era tornar as aprendizagens dos alunos significativas. The final report of Supervised Teaching Practice was elaborated as integral part of the course Supervised Teaching Practice of the Master´s in Basic Teaching Education in the and cycles of the Polytechnic Institute of Bragança. The present document is divided in to two chapters, in the first chapter will be present a contextualization of the institutions were held our supervised teaching practice, as well as the group of students witch we worked with.This practice was realized in public schools, in a class of the degree and another of the degree of schooling. The second chapter present five education and learning experiences, realized in the two cycles for witch this master´s degree confers qualification. So, it starts with the presentation of the education and learning experience, realized in the cycle and the experience realized in each one of the disciplines of the cycle (Portuguese, Math’s, Science of Nature, History and Geography of Portugal), delivering the estipulate in the artide of the supervised teaching practice regulation for the Marter´s degree course, witch confers professional qualification for teaching in preschool education and basic teaching. It will be made a critical reflexion of the same. This reflexion will sustented by scientific, pedagogical and investigate literature of reference as well as by the data of our pratce. This, by the way of each one of the experience presented, emphasis is given to the reflecyion elaborated relatively to the significant events of the classe in question. With this reflection it analyzes the difficulties felt by us and by students as well as the results of the methodologies utilized. This classes were prepared according to the official programs, implementing diversified strategies. The main goal was to make the student´s learning significative.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Carlos
Contributor(s) Ribeiro, Cristiana Maria da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo