Document details

Construção de um modelo da procura para o ensino superior agrário em Portugal

Author(s): Ribeiro, Maria Isabel

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/919

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Ensino Superior; Ciências agrárias; Logit; Modelo de escolha binária; Escolha educacional


Description

A construção de um modelo para a procura do ensino superior agrário é o principal objectivo deste trabalho. Para o atingir, foram inquiridos os alunos que se inscreveram pela primeira vez nos cursos agrários ou de outras áreas afins, no primeiro ano do ano lectivo de 2003/2004. Os primeiros cinco capítulos deste trabalho servem o propósito de enquadramento teórico do ensino superior agrário. Neles, faz-se referência à sua origem e evolução, sendo, também, focados aspectos relacionados com a procura e a oferta e a sua evolução ao longo do período de 1992-2003. Para além disso, a revisão da literatura aborda os modelos de procura do ensino superior a nível internacional e nacional. O sexto capítulo diz respeito à metodologia utilizada nesta investigação; aos processos e testes estatísticos a que irão ser submetidos os dados; e, ao modelo e hipóteses que irão ser testadas. No sétimo capítulo, procede-se à caracterização da população em estudo com recurso à estatística descritiva. Para isso, foram constituídos dois grupos tendo por base o tipo de ensino, designadamente, o ensino universitário e o ensino politécnico. No oitavo capítulo apresentam-se os resultados e procede-se à sua análise. Para o tratamento dos dados recorreu-se a várias técnicas estatísticas, nomeadamente, análise bivariada, análise factorial e à aplicação do modelo logit de escolha binária. No último capítulo, para além de se mencionarem as principais ilações que se retiraram da análise dos resultados, faz-se referência a eventuais linhas de investigação futura. Através da estimação do modelo logit de escolha binária foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade e os modos de vida e valores; factores de desempenho e académicos, nomeadamente, a nota de acesso, os motivos de candidatura ao ensino superior e as atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente, o facto do indivíduo viver com os pais, a notoriedade da instituição, a existência de maior número de vagas; e, finalmente, factores sócio-económicos como o nível de rendimento. Por outro lado, foram identificados como determinantes na decisão de escolha do binómio curso/instituição factores contextuais, designadamente, a maior probabilidade de entrar no curso e a preparação generalista; factores pessoais relacionados com a informação que o indivíduo possuía no acto da candidatura; factores de desempenho, nomeadamente, a nota de acesso ao ensino superior; e, por fim, factores académicos como a opinião de que “as instituições de ensino superior são locais de aprendizagem e de saber”.

The construction of an agrarian higher education demand model is the main objective of this work. To pursuit this objective, the students in the agrarian courses or other similar areas were inquired. These students enrolled for the first time, in the first year, during 2003/2004, in the higher education system. The first five chapters of this work intend to contextualize the agrarian higher education. Therefore, it is made reference to the origin and evolution, related aspects concerning the demand and supply during 1992-2003. In addition, the literature revision approaches the higher education demand models at international and national level. In the chapter VII a descriptive analyses of the data was conducted. The result of such analysis allows characterizing the population in study. Given the dual nature of the Portuguese higher education system, the analysis included the study of each sub-system, namely, the university system and the polytechnic system. In the chapter VIII, the results of data treatment are presented and analyzed. The data treatment used statistical techniques, namely, bivariate analysis, factorial analysis and the application of logit model of binary choice. Finally, in chapter VIII is made reference to main conclusions found during analysis results, and to future investigation lines. Data treatment included several statistical tests and the estimation of a logit model of binary choice. Regarding the decision choice about the education type (university or polytechnic), the estimation results identified as determinant factors: personal factors like age, culture and values; academic performance factors, namely, access note, reasons to the higher education application, and attitudes about work and study; contextual factors, particularly, the individual lives with they parents, the institution reputation, the existence of larger supply, and the major probability of entering in the degree course; and, finally, social and economics factors as income level. On the other hand, results on decision choice about degree course/institution identified some determinant factors, namely, contextual factors like major probability of entering in the degree course, and the degree course generic training; personal factors related with ownership information in the application moment; performance factors, namely, access note and application figures to higher education and; finally, academic factors as the opinion that “The higher education institutions are local of learning and of knowing”.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents